Mais um evento olímpico toma conta do cenário internacional a partir de outubro de 2011. É quando começam os 16º Jogos Panamericanos em Guadalajara, México. A primeira edição dos jogos aconteceu em 1951 em Buenos Aires, Argentina, mas sua real origem data de quase 20 anos antes, quando, durante o Congresso Olímpico acontecido durante os Jogos Olímpicos de 1924 em Paris, França, o Comitê Olímpico Internacional de Cuba, Guatemala e México propuseram a realização de jogos regionais na região da América Central. O primeiro desses eventos – os Jogos Centroamericanos – aconteceu em 1926 na Cidade do México. Durante os Jogos Olímpicos de Los Angeles, 1932, algumas delegações propuseram a realização de jogos regionais para toda a América Latina. A primeira edição dos Jogos Panamericanos foi programada para 1942 na cidade de Buenos Aires, mas a 2ª Guerra Mundial não permitiu a realização do evento, apesar de ele ter sido organizado e divulgado. Em 1951, então, cerca de 2500 atletas de 22 países participaram da primeira edição dos Jogos Panamericanos, organizados pela Organização Desportiva Panamericana (ODEPA).
Como toda cidade que se prepara para receber um grande evento esportivo internacional, Guadalajara – uma das cidades mexicanas com maior potencial econômico, cultural e educacional – melhorou sua infraestrutura para sediar os jogos, revitalizando toda a cidade, o que vai permitir deixar um legado para seu povo. Praticamente todas as instalações estão prontas, faltando apenas alguns ajustes para o grande espetáculo. Deve-se lembrar que esta foi a única cidade candidata a sediar os jogos em 2011 em eleição realizada em 2006.
Transmissão ao vivo
Os Jogos Panamericanos de Guadalajara – que acontecem entre 14 e 30 de outubro de 2011 – terão a presença de 46 modalidades, 28 das quais fazem parte dos Jogos Olímpicos. A surpresa para essa edição é a ausência do futsal, que esteve presente no Panamericano de 2007 no Rio de Janeiro. A delegação brasileira teve sua melhor participação em jogos Panamericanos no ano de 2007 no Rio de Janeiro e agora tenta novamente repetir o feito com 594 atletas que disputarão medalhas em 30 modalidades. Como o 1º lugar ainda parece ser absoluto dos Estados Unidos, torceremos para desbancar a delegação de Cuba, de quem ficamos a 4 medalhas de ouro na classificação final da última edição.
Parece que a Rede Record vai dar um show de transmissão ao vivo do evento, a julgar pela maciça cobertura que tem sido feita. No portal da emissora você pode aprender sobre cada modalidade e, além disso, a emissora está disponibilizando, em seu portal, tabelas de bolso de cada modalidade para você acompanhar todas as competições. Escolha o esporte de sua preferência, imprima sua tabela de bolso e torça pra valer pela delegação brasileira, ao som do tema musical dos jogos, gravado em parceria com o cantor brasileiro Seu Jorge, o que traz uma motivação a mais para nossos atletas!