No 2º dia de competições dos Jogos Panamericanos de Guadalagara o Brasil manteve a 2ª colocação no quadro de medalhas. Foram mais seis medalhas conquistadas nesse domingo (4 de ouro, 1 de prata e 1 de bronze). Algumas competições ainda não tiveram início e, na preparação para as provas os brasileiros seguem firmes para disputar medalhas. A Seleção Brasileira de futebol sub-20 disputou um amistoso com os os juniores do Chivas no sábado passado e venceram por 5 x 1. A estreia da equipe será no próximo dia 19 de outubro contra a Argentina. Na preparação para viajar para Guadalajara, o patinador brasileiro Marcel Stümer, bicampeão dos Jogos PanAmericanos no Rio em 2007 e em São Domingo em 2003 teve todo o seu material roubado em Porto Alegre e corre o risco de não disputar a competição. Diogo Souza, atleta brasileiro do Tae Kwon Do que não conquistou medalhas nesse Pan 2011, criticou o calendário apertado das competições a que os atletas estão submetidos, prejudicando seu desempenho. A jogadora Jaqueline, da seleção feminina de vôlei já teve alta do hospital e ficará junta da delegação brasileira durante os jogos. Ela também não disputará a Copa do Mundo de Vôlei em novembro. A ginasta Jade Barbosa está fora do Pan 2011: neste domingo ela foi cortada da delegação por causa de uma torção no tornozelo esquerdo sofrida no sábado durante o Mundial de ginástica que está sendo realizado no Japão.
Confira as principais participações do Brasil nas modalidades nesse 2º dia de competições:
- Adestramento: o Brasil terminou a competição em 5º lugar.
- Badminton: a dupla Daniel Paiola e Hugo Arthuso avançou para as quartas de final na disputa por duplas do badminton. As irmãs brasileiras Lohaynny e Luana Vicente perderam e foram eliminadas do badminton por duplas do Pan 2011. Lohaynny ainda segue no individual, classificada para as quartas de final.
- Ginástica Ritmica: a equipe brasileira conquistou a medalha de ouro no conjunto geral.
- Handebol: A equipe masculina também apresentou um excelente resultado em seu primeiro jogo, vencendo o Canadá por 46 a 17.
- Natação: medalha de ouro no revezamento 4x100m livres com Cesar Cielo, Nicholas Santos, Nicolas Oliveira e Bruno Fratus. Medalha de ouro e medalha de prata para Felipe França e Felipe Lima nos 100m peito. César Scielo conquistou a medalha de ouro nos 100m livres, quebrando seu próprio recorde panamericano com o tempo de 47s84.
- Pentatlo Moderno: os brasileiros Luis Magno e Wagner Romão ficaram, respectivamente, em 11º e 12º.
- Remo: os brasileiros Celso Amorim, Thiago Almeida, Alison Silva e José Sobral Jr. ficaram em terceiro nas eliminatórias da categoria quatro sem peso leve e disputarão a repescagem para a próxima fase. No skiff feminino, Kissya Costa disputará a final. João Borges Jr e Alexis Mestre, pela categoria dois sem masculino, também chegaram à final. A campeã mundial Fabiane Beltrame também avançou à final no skiff individual. No skiff quatro, Bianca Mirka, Camila Carvalho, Carolina Rocha e Kissya Costa terminaram em último na eliminatória, mas ainda se classificaram.
- Squash: o Brasil foi eliminado nas categorias individual e duplas.
- Tae Kwon Do: Diogo Silva, campeão panamericano em 2007, foi eliminado nas quartas de final.
- Tênis de mesa: a equipe feminina foi eliminada. A equipe masculina disputará a final contra a Argentina.
- Tiro Esportivo: O brasileiro Júlio Almeida conquistou a medalha de bronze no tiro esportivo. N acategoria feminina o Brasil não trouxe medalhas.
- Vôlei de Praia: a dupla Juliana e Larissa estreou com vitória contra Trinidad e Tobago.