Mais uma vez, após o 3º dia de competições dos Jogos Panamericanos de Guadalajara, o Brasil ainda mantém a 2ª colocação no quadro de medalhas. Foram mais oito medalhas conquistadas nesta 2ª feira, dia 17 de outubro (4 de ouro e 4 de bronze). A expectativa agora é o início das competições de futebol e a chegada do ex-jogador e agora deputado federal Romário causou alvoroço entre os repórteres internacionais. O baixinho irá comentar os jogos pela TV Record. E mais problemas afetam a organização do evento: falta água nas torneiras e chuveiros da Vila do Pan e a arbitragem continua sendo alvo de críticas. O episódio inusitado da touca do nadador brasileiro Leonardo de Deus quase tira sua medalha de ouro e deixa aberta a discussão sobre o que pode e o que não pode com relação a patrocinadores. E apesar dos Jogos Parapanamericanos de 2011 terem início apenas em novembro, o atleta norte-americano Marcus Titus, que possui deficiência auditiva, foi medalha de bronze nos 100m peito e subiu ao pódio ao lado de dois brasileiros. A equipe de ginastas brasileiros sofre mais uma baixa: depois de Jade Barbosa, que será substituída por Gabriela Soares, o atleta Mosiah Rodrigues, um dos mais experientes da seleção brasileira de ginástica artística e medalhista de ouro na barra fixa no Pan 2007, foi cortado por problemas de saúde.
Confira as principais participações do Brasil nas modalidades nesse 3º dia de competições:
- Badminton: Daniel Paiola garantiu sua vaga nas semifinais e, pelo menos o 3º lugar está garantido, o que será um feito inédito na modalidade para o Brasil. Os outros atletas que não avançaram, ainda são jovens e promessa para as outras competições, com destaque para Lohaynny Vicente, de apenas 15 anos.
- Ciclismo de pista: o Brasil ficou fora da disputa por medalhas.
- Ginástica Ritmica: Angélica Kvieczynski conquistou uma medalha de bronze no arco e uma medalha de bronze na bola. A equipe brasileira também conquistou uma medalha de ouro no conjunto com as bolas.
- Handebol: A equipe feminina se classificou para as semifinais após uma espetacular vitória sobre o Uruguai por 43 x 15.
- Hipismo: O Brasil terá dois representantes na final individual do adestramento: Mauro Pereira Júnior e Rogério Clementino.
- Natação: Leonardo de Deus levou a medalha de ouro nos 200m borboleta após a polêmica da touca, juntamente com Kaio Márcio, que ficou com a medalha de bronze. Thiago Pereira leva mais uma medalha de ouro nos 100m costas e, na mesma prova, Guilherme Guido ficou com a medalha de bronze.
- Remo: a equipe brasileira conquistou o 5º lugar no skiff duplo feminino, o melhor desempenho do dia.
- Tae Kwon Do: todos os atletas que disputaram neste dia foram eliminados. Natália Falavigna, vice-campeã no Pan 2007 compete na categoria acima de 67kg neste 4º dia de competições.
- Tênis de mesa: o veterano Hugo Hoyama conquistou mais uma medalha de ouro, a 10ª de sua carreira, na competição por equipes na final contra a Argentina.
- Tênis: O Brasil começou e encerrou sua participação na modalidade neste 3º dia.
- Vela: o Brasil começou bem sua participação nas classes RS:X (masculino e feminino), snipe, lightning e sunfish e as regatas continuam neste 4º dia.
- Vôlei de Praia: Juliana e Larissa venceram pela segunda vez e avançam na competição. A dupla masculina estreou com vitória de 2 x 0 sobre a seleção costa-riquenha.
- Vôlei: a seleção feminina está classificada para as semifinais após vencer a seleção cubana por 3 x 1.
Quadro de medalhas após o 3º dia de competições: