O Brasil encerra a primeira semana de competições ainda em 2º lugar geral, tendo neste 7º dia, mais 8 medalhas (3 de ouro, 1 de prata e 4 de bronze).
Thiago Pereira, apesar de não ter nadado a prova de revezamento 4x100m medley, também levou sua 12ª medalha de ouro por ter participado das provas classificatórias. Mano Menezes assistiu ao jogo da seleção brasileira de futebol e tentou sem sucesso, passar despercebido – sem sucesso – pelos fotógrafos. A prova de maratona aquática foi ameaçada de boicote pela delegação norte-americana por causa da alta temperatura da água, fato que já causou a morte de um atleta no ano passado. Após um congresso que definiu novos horários para as provas, a delegação decidiu participar da competição. Esse problema afeta também a competição de triatlo que tem uma etapa na água. O público dos jogos de futebol tem sido muito pequeno e a solução achada pela organização é distribuir ingressos nas escolas mexicanas. Esses dois fatos devem servir de aprendizado para o Comitê Organizador das Olimpíadas de 2016 no Rio de Janeiro.
No dia 22 de outubro, 8º dia de competições, o Brasil participa do tiro esportivo (classificatória), hipismo, ciclismo (classificatória), esqui aquático (finais), futebol feminino, vela, basquete e handebol feminino (semifinal).
Confira as principais participações do Brasil nas modalidades nesse 7º dia de competições:
- Basquete: a equipe feminina venceu o Canadá por 78 x 53.
- Boxe: o atual campeão mundial Everton Lopes venceu por nocaute técnico e avança para as quartas de final na categoria até 64Kg.
- Ciclismo: os representantes brasileiros não conquistaram medalhas nesse dia. Dois deles sofreram acidentes sem maiores gravidades.
- Esqui-aquático: Felipe Neves e Juliana Negrão disputarão a final em suas categorias no próximo domingo.
- Futebol: a equipe masculina empatou novamente, dessa vez com a seleção de Cuba e decide sua classificação no terceiro jogo.
- Handebol: a equipe feminina chega à final que será disputada neste domingo contra a Argentina.
- Hipismo: o Brasil não conquistou medalhas nesse dia com seus participantes.
- Luta greco-romana: Diego Romaneli também não conseguiu entrar na disputa por medalhas.
- Nado sincronizado: A equipe brasileira conquistou a medalha de bronze.
- Natação: Graciele Herman conquistou a medalha de prata nos 50m livre, apenas 12 centésimos de segundo atrás da campeã. Thiago Pereira conquistou a medalha de ouro, nos 200m costas. A equipe feminina formada por Fabíola Molina, Tatiane Sakemi, Daynara de Paula e Tatiana Barbosa conquistou a medalha de bronze no revezamento 4x100m medley. Para finalizar, a equipe masculina conquistou a medalha de ouro no revezamento 4×100 medley com Guilherme Guido, Felipe França, Gabriel Mangabeira e Cesar Cielo.
- Tênis: Rogerinho Dutra passa à final da competição e a dupla mista formada por Ana Clara Duarte e Rogerinho conquista a medalha de bronze.
- Tiro esportivo: Bruno Heck conquistou a medalha de bronze na categoria rifle 50m.
- Vela: o Brasil lidera o total geral de três classes e avança nas regatas.
- Vôlei de Praia: Os brasileiros Emanuel e Alison venceram e disputam a final neste sábado contra a Venezuela. A dupla feminina Juliana e Larissa conquistou a medalha de ouro na acirrada disputa contra a seleção mexicana.