O final do 8º dia de provas nos jogos Panamericanos de Guadalajara manteve o brasil no 2º lugar geral, com a conquista de mais 6 medalhas (1 de ouro, 3 de prata e 2 de bronze).
A bruxa anda solta na delegação brasileira: mais uma lesão prejudicou um atleta brasileiro. Dessa vez foi a jogadora de basquete Clarissa que pisou no pé de uma companheira, torceu o joelho direito e deixou a quadra carregada, mas ainda não se sabe a gravidade de sua lesão. A equipe de futebol feminino decidirá, através de sorteio, quem enfrentará o México pelas semifinais da competição uma vez que a equipe terminou empatada com o Canadá em todos os critérios de classificação. As lutadoras brasileiras também sofreram com a arbitragem: Joice da Silva teve que repetir uma luta onde o cronometrista, pensando que era uma disputa de luta greco romana, errou na cronometragem da disputa! O caráter de voluntariado das pessoas que trabalham nessas posições pode, muitas vezes, atrapalhar grandes disputas. Já Aline Ferreira reclamou dos árbitros que trocavam os pontos toda hora, mas os isentou de culpa por ter perdido a medalha de ouro. Outro erro de arbitragem quase beneficiou a atleta brasileira Ana Marcela na maratona aquática, que chegou em 5º lugar e seu tempo foi computado como tendo chegado em segundo. A brasileira Taís de Moraes Rochel, atleta da esgrima, está fora dos Jogos Panamericanos de Guadalajara. A atleta foi pega no exame antidoping realizado em setembro, pois teria feito uso de medicação contra bronquite asmática. O técnico Ney Franco diz que seria um vexame a seleção brasileira de futebol não ser classificada para a próxima fase da competição, mas mantém a confiança em seu time.
No dia 23 de outubro, 9º dia de competições, o Brasil participa do atletismo, luta livre, basquete feminino, polo aquático, triatlo masculino, esqui aquático, hipismo, vela, boxe, patinação, handebol feminino e futebol masculino.
Confira as principais participações do Brasil nas modalidades nesse 8º dia de competições:
- Basquete: a equipe feminina venceu a Jamaica por um extenso placar de 116 x 34!
- Boxe: os atletas brasileiros lutam em cinco diferentes categorias. a penatacampeão panamericana Adriana Araújo perdeu nas quartas de final e ficou fora da disputa por medalhas. Robson da Conceição e Robenilson de Jesus avançam para as quartas de final em suas categorias.
- Ciclismo: nenhum representante brasileiro entrou na briga por medalhas nesse dia.
- Esqui-aquático: Marcelo Giardi, o Marreco conquistou a medalha de bronze para o Brasil.
- Futebol: a equipe feminina empatou com o Canadá e um sorteio decidirá quem será a adversária do México nas semifinais que acontece nesta terça-feira.
- Handebol: Brasil vence mais uma vez no masculino e disputa a final contra a Argentina.
- Luta livre: Joice da Silva conquistou a medalha de bronze na categoria até 55kg. Aline Ferreira conquistou a medalha de prata na categoria até 72kg.
- Maratona aquática: Poliana Okimoto conquistou a medalha de prata no feminino; no masculino o Brasil não conseguiu chegar às finais.
- Tênis: Rogerinho Dutra conquistou a medalha de prata na final do individual masculino.
- Tiro esportivo: na categoria pistola de tiro rápido, Emerson Duarte avança para a final da competição.
- Vela: por antecipação (mas ainda não confirmada pela organização, o Brasil garantiu duas medalhas de ouro nas classes RS-X e Sunfish e terminou em primeiro em cinco das nove regatas disputadas nesse dia.
- Vôlei de Praia: Os brasileiros Emanuel e Alison conquistaram a medalha de ouro da competição.