Ao final do 12º dia de provas nos Jogos Panamericanos de Guadalajara, Cuba continua encostando no quadro de medalhas, mas o Brasil segue firme no 2º lugar geral, tendo conquistado mais 10 medalhas (4 de ouro, 1 de prata e 5 de bronze).
Final emocionante dos 1500m masculinos, onde o brasileiro Leandro Oliveira venceu por um milésimo de segundo de diferença. Maurren Maggi conquistou seu tricampeonato panamericano e o boxe e o judô trouxeram – e ainda irão trazer – muitas medalhas para o Brasil. As meninas brasileiras não tiveram um bom desempenho neste dia na ginástica artística, mas ainda têm chances de conquistar medalhas em alguns aparelhos.
No dia 27 de outubro, 13º dia de competições, o Brasil participa do boxe, saltos ornamentais, boliche, canoagem, hipismo, karatê, judô, ginástica artística, atletismo, levantamento de peso, pólo aquático, futebol e basquete.
Confira as principais participações do Brasil nas modalidades nesse 12º dia de competições:
- Atletismo: Bruno de Barros e Sandro Viana disputarão a final dos 200m masculino e Ana Claudia Lemos da Silva disputará a final da prova feminina. Mahau Suguimati se classificou para as finais dos 400m com barreiras para homens. Leandro Oliveira conquistou a medalha de ouro na prova do 1.500m. Lucimara da Silva conquistou a medalha de ouro no heptatlo feminino e Maurren Maggi conquistou a medalha de ouro no salto em distância. Para finalizar, Geisa Coutinho conquista a medalha de bronze nos 400m feminino.
- Basquete: a equipe masculina venceu mais um jogo na competição nesta quarta-feira.
- Boliche: o brasileiro Marcelo Suartz segue na disputa pela classificação na competição individual.
- Boxe: Julião Henriques Neto conquistou a medalha de bronze na categoria peso mosca. Myke de Carvalho conquista a medalha de bronze na categoria meio-médio. Roseli Feitosa conquistou a medalha de bronze na categoria feminina até 75Kg. Yamaguchi Florentino e Robson da Conceição disputarão as finais de suas categorias no próximo sábado.
- Canoagem: na modalidade K1 500m feminino, a brasileira Naiane Pereira conquistou uma vaga na final da competição.
- Ginástica artística: as meninas brasileiras não tiveram um bom desempenho neste dia e não conquistaram nenhuma medalha.
- Hipismo: a equipe brasileira terminou em terceiro lugar o primeiro dia de competições de saltos.
- Judô: Rafael Silva conquistou a medalha de prata na categoria acima de 100Kg. Luciano Correa conquistou a medalha de ouro na categoria até 100Kg. Pela categoria feminina, Maria Suelen Altheman conquistou a medalha de bronze na categoria acima de 78Kg.
- Pólo aquático: a equipe feminina perdeu para os Estados unidos e disputará o terceiro lugar contra Cuba nesta sexta-feira.
- Saltos ornamentais: Andressa Mendes, de apenas 14 anos, e Natali Cruz se classificaram para as finais da plataforma de 10m.
- Vôlei: a equipe masculina venceu os Estados Unidos de virada e se classificou em primeiro do grupo para a próxima fase da competição.
Quadro de medalhas após o 12º dia de competições: