Ao final do 13º dia de provas nos Jogos Panamericanos de Guadalajara, Cuba encosta ainda mais no quadro de medalhas, ameaçando o 2º lugar geral que ainda é do Brasil. Nesse dia a delegação brasileira conquistou 19 medalhas (6 de ouro, 4 de prata e 9 de bronze).
Fernando Reis conquistou uma medalha inédita para o Brasil, além de quebrar um recorde panamericano no levantamento de peso. Diego Hypólito conquistou o bicampeonato panamericano na ginástica artística e a equipe de futebol feminina – com um desempenho bem superior à equipe masculina – ficou em segundo lugar na competição, após disputa por pênaltis e de deixar escapar a vitória no final do jogo. Até mesmo em esportes pouco tradicionais no Brasil – boliche e canoagem – nossos atletas conseguiram conquistar medalhas.
No dia 28 de outubro, 14º dia de competições, o Brasil participa da esgrima, canoagem, saltos ornamentais, karatê, judô, ginástica artística, basquete, atletismo, pólo aquático e vôlei.
Confira as principais participações do Brasil nas modalidades nesse 13º dia de competições:
- Atletismo: Bruno de Barros conquistou a medalha de bronze e Ana Claudia Lemos da Silva conquistou a medalha de ouro nos 200m rasos.
- Basquete: a equipe masculina perdeu o jogo deste dia para a seleção norte-americana. Cruz Nonata conquistou a medalha de prata na prova dos 5000m. Marilson dos Santos conquistou a medalha de ouro e Giovani dos Santos conquistou a medalha de bronze na prova dos 10000m. Jefferson Sabino conquistou a medalha de bronze no salto triplo. A equipe brasileira do 4 x 100m masculino se classificou para a final da prova.
- Boliche: Marcelo Suartz conquistou a medalha de bronze na competição individual.
- Canoagem: o Brasil conquistou a medalha de bronze na prova do K4 1000m com Celso de Oliveira Júnior, Gilvan Ribeiro, Givago Ribeiro e Roberto Maheler. Nivalter de Jesus e Edson da Silva garantiram vaga nas finais das provas C1 200m e K1 200m, respectivamente. Gilvan Ribeiro e Givago Ribeiro também avançam às finais da prova K2 200m, assim como a atleta Ariela Pinto na prova K1 200m.
- Esgrima: Guilherme Toldo conquistou a medalha de bronze no florete masculino.
- Futebol: a equipe feminina conquistou a medalha de prata da competição ao perder nos pênaltis para o Canadá.
- Ginástica artística: Diego Hypólito conquistou a medalha de ouro no solo e Arthur Zanetti conquistou a medalha de prata nas argolas.
- Hipismo: o Brasil conquistou a medalha de prata na competição por equipes com Álvaro Miranda Neto, Bernardo Alves, Karina Johannpeter e Rodrigo Pessoa.
- Judô: Tiago Camilo conquistou a medalha de ouro na categoria até 90Kg e Leandro Guilheiro conquistou a medalha de ouro na categoria até 81Kg. Na competição feminina, Mayra Aguiar conquistou a medalha de bronze na categoria até 78Kg e Maria Portela conquistou a medalha de bronze na categoria até 70Kg. Todos venceram com um ippon sobre seus adversários.
- Karatê: Welington Rodrigues Barbosa conquistou a medalha de bronze na categoria acima de 84Kg.
- Levantamento de peso: Fernando Reis conquistou a medalha de ouro na categoria acima de 105Kg e bateu o recorde panamericano da categoria.
- Pólo aquático: a equipe masculina perdeu para o Canadá e irá disputar o terceiro lugar neste sábado contra Cuba.
Quadro de medalhas após o 13º dia de competições: