Bullying é um termo de origem inglesa utilizado para descrever atos de violência física ou psicológica, intencionais e repetidos praticados por um indivíduo (bully) ou grupo de indivíduos com o objetivo de intimidar ou agredir outro indivíduo (ou grupo de indivíduos) incapaz(es) de se defender(em). É um assunto que tem sido muito discutido ultimamente por tratar de preconceito de pessoas em relação a outras pessoas e envolve família, escola e poder público. A caracterização do bullying se dá pelo comportamento agressivo e negativo e executado repetidamente onde haja um desequilíbrio entre as partes.
O livro “A Educação Física e o Bullying – A DesUtilização da Inteligência”, lançado em janeiro de 2001 e de autoria do professor de Educação Física e pós-graduado em Educação Física escolar Rodrigo Silva Perfeito fala sobre o preconceito em três âmbitos da sociedade: na própria sociedade de uma forma geral, nas universidades e nas escolas. A linguagem do livro é acessível a profissionais, pais, filhos e alunos e traz algumas ideias centrais: o preconceito é tido pelos pais ou escolas como algo passageiro. “Brincadeiras” que ocorrem devido à imaturidade decorrente da infância ou da adolescência. Este trabalho mostra que se o preconceito realmente fosse produto de imaturidade, na universidade este fato não ocorreria. De acordo com pesquisas contidas no livro, o preconceito não desaparece com o amadurecimento pessoal e intelectual das pessoas. Na universidade, o bullying se torna ainda mais perverso e elaborado. Daí a justificativa para o título do livro: a DesUtilização da inteligência. Outro ponto forte do livro é mostrar que o preconceito é uma construção social e plausível de cópia. Quando professores de Educação Física se portam de forma preconceituosa, eles serão produto de cópias de seus alunos. Em um primeiro momento, o livro busca investigar as representações sociais dos indivíduos que sofrem e aplicam qualquer tipo de preconceito dentro da sociedade e, em um segundo momento, busca refletir sobre a presença do bullying e criação de indivíduos estigmatizados nas aulas de Educação Física em escolas e universidades do Rio de Janeiro.
Uma obra imprescindível para se compreender o que leva uma pessoa a estigmatizar e ridicularizar a outra e a causa do revide em proporções acima da racionalidade como no caso de homicídios e suicídios. O livro também aborda “soluções” criadas e aplicadas pelos estigmatizados e aqueles que sofrem com a prática do bullying.
Você pode adquirir seu livro A Educação Física e o Bullying – A DesUtilização da Inteligência por apenas R$ 20,00 clicando no botão do PagSeguro abaixo e após a confirmação do pagamento, ele será entregue no endereço indicado por você.