Comoditização pode ser entendida como “a dificuldade cada vez maior que um produto tem para se diferenciar de outro, tanto do ponto de vista técnico quanto do ponto de vista de utilidade.” Entendamos o serviço que as academias prestam como um “produto” e podemos verificar que as academias estão se tornando verdadeiros commodities. A facilidade em se encontrar uma academia em qualquer esquina e a similaridade dos serviços faz com que a maioria das empresas estejam colocadas em um mesmo patamar. E como se dá a diferenciação entre as academias?

Se você desenvolve um novo serviço, é uma questão de tempo para que os concorrentes possam adaptar sua ideia a suas realidades. Equipamentos novos podem ser comprados por qualquer empresa. Atendimento impecável todos podem prestar. Valor agregado aos serviços? Talvez, a maior diferenciação que uma academia possa ter em relação a outras seja um mix de todos esses fatores. Analisemos pois, cada um desses fatores e como sua empresa pode se beneficiar deles para ser única no mercado.

Uma máxima do marketing diz que “se você não é líder em uma categoria, crie uma nova categoria”. Isso é especialmente importante no mercado fitness que presta serviços, bens intangíveis que são difíceis de serem valorizados. Ao “criar” uma nova categoria, sua empresa se diferencia das demais e pode (mas não, necessariamente, vai) agregar valor e aumentar a percepção desse valor por parte dos clientes.

Treinamento de pessoas é a melhor forma de se destacar no mercado

Grande parte das academias priorizam o investimento em novos equipamentos, o que, em princípio, chama a atenção dos clientes. Um ambiente vistoso provoca sensações visuais no cliente que podem impulsioná-lo a comprar, mas a retenção desses clientes só se mantém através do excelente atendimento. Isso já não deveria ser mais considerado diferencial, deve ser pré-requisito para que sua empresa exista. Peça para alguém de fora de sua empresa avaliar o atendimento, porque na concepção pessoal, todos sempre estarão prestando um bom atendimento. Uma boa estratégia para isso é o cliente oculto: uma pessoa, geralmente um consultor, que se passa por cliente de sua empresa e depois apresenta um relatório técnico com as observações realizadas e os pontos que podem ser melhorados. Além disso, treinamento constante de toda a equipe deve nortear as políticas de sua empresa.

Desenvolver novos serviços e agregar valor ao que você vende deve ser a tônica de seu trabalho como proprietário de uma academia. Se todo seu sistema funciona perfeitamente, cada um no seu lugar desempenhando as funções corretas, é a isso que você deve se dedicar: desenvolver seu negócio. Conhecer o mercado como um todo, conhecer seus concorrentes, ler publicações especializadas e muita criatividade podem tirar a sua empresa do lugar-comum onde todas as outras estão. E o lugar-comum é a constante briga pelo mesmo público em uma guerra nociva de diminuição de preços dos serviços.

Quer ser diferente no mercado? Faça diferente! Pense e aja! Só assim você vai experimentar uma nova fase de crescimento e de aumento de receita em sua empresa.