O desenvolvimento da criança através de jogos e brincadeiras é imprescindível para seu desenvolvimento nas áreas motora, cognitiva e afetiva. O profissional de Educação Física que tem em seus registros um grande número de brincadeiras pode utilizá-las em diversas situações e com diversos objetivos e, assim, desenvolver com sucesso seu trabalho de educação, socialização e formação de crianças.

O jornal Folha de São Paulo lançou, em 2009, o projeto Mapa do Brincar, onde crianças de todo o país foram convidadas a contar quais são suas brincadeiras de hoje. Um dos objetivos era descobrir se há semelhanças e diferenças entre as brincadeiras das várias regiões do país. O material enviado ou coletado foi lido e analisado por uma equipe de especialistas na área do brincar. Do conjunto desse material – em textos, desenhos, fotos e vídeos – mais de 500 brincadeiras foram selecionadas para compor o site do projeto.

Cada brincadeira traz a indicação de sua origem, o que não quer dizer que ela seja só daquele lugar. A origem indica a cidade em que mora o participante que mandou a brincadeira ou onde ela foi coletada.

Porém, ainda há muito o que mapear.

Por isso, se você conhece brincadeiras (ou variações) da sua região que não estejam no Mapa do Brincar, envie o material para [email protected]. Você também pode enviar memórias do brincar em outras décadas e termos para o glossário das brincadeiras.

Um material rico para professores de Educação Física e para outros que trabalham com recreação e que precisam sempre renovar seus estoques de atividades.

Acesse o Mapa do Brincar aqui.