“Comer e coçar, é só começar”, já dizia o velho ditado. Mas com a prática de exercícios é um pouco diferente. Muitas pessoas realmente aderem com seriedade à sua prática, mas muitos também inventam muitas desculpas: falta de tempo, cansaço, dores, falta de dinheiro etc etc etc!
Mas se você realmente tem consciência dos benefícios da prática de exercícios físicos, aceite nossas sugestões para que você possa se engajar de vez e não parar mais!
- Estabeleça objetivos reais, que possam ser atingidos e que sejam específicos. Nada de objetivos gerais, tipo “quero estar em forma para o verão”. Seja específico e estabeleça um objetivo de cada vez. Para isso, vale a pena conversar com seu professor, como uma espécie de coaching. Uma outra boa estratégia é deixar esses objetivos anotados em local visível para que você possa sempre lembrar deles. Estabeleça prazos e acompanhe diariamente sua evolução em direção ao objetivo!
- Procure um exercício do qual você goste! Essa é uma das principais razões pelo qual se deixa de fazer exercícios. A atividade tem que ser prazerosa, não deve ser uma obrigação. Experimente diversas modalidades e escolha a que mais lhe satisfaz.
- Exercite-se com um parceiro. Pode ser o esposo, a esposa ou amigos. Quem se exercita sozinho, tende a desistir mais cedo da atividade.
- Pensamento e reforço positivo: não fique se olhando e dizendo que ainda não chegou onde deseja! Olhe-se todo dia e diga: “Estou chegando lá!”
- Dentro do seu objetivo, estabeleça metas e ao cumpri-las, recompense a você mesmo! Um presente, uma guloseima ou alguma outra coisa que sirva como incentivo para você continuar no caminho certo!
- Por fim e o mais importante de tudo: faça do exercício uma rotina, como você faz com sua alimentação e o seu trabalho. Assim, você fará disso um hábito de vida e os resultados rapidamente aparecerão!
Você utiliza alguma outra estratégia para não deixar de fazer exercícios?