smartphonesCom a chegada dos smartphones ao mercado mundial, cada vez mais aplicativos são criados sobre os mais diversos temas. Uma das áreas que mais recebe aplicativos é a do bem-estar, e nessa categoria está incluído o fitness. Traduzindo: os smartphones estão ajudando as pessoas a ficarem mais ativas. Mas isso pode trazer algum problema para a saúde das pessoas?

O fato é que os criadores dos aplicativos para smartphones nem sempre são especialistas nos assuntos e, talvez, as informações apresentadas nesses informativos não sejam tão confiáveis.

Um aplicativo com séries de musculação, por exemplo, não possui dados detalhados da pessoa para prescrever um treinamento individualizado, além de você não ter o acompanhamento para verificar a execução correta dos exercícios.

Aplicativos de corrida são, sem dúvida, os mais populares atualmente. São, até certo ponto, motivadores, mas, como já dissemos antes, correr por correr talvez não seja a melhor forma de treinar. As calorias divulgadas depois de cada atividade não condizem com a realidade, uma vez que são necessários dados mais específicos para se fazer esse cálculo.

Em resumo, nenhuma tecnologia substitui o conhecimento e a pessoalidade do tratamento de um profissional de Educação Física, que pode acompanhar e orientar mais precisamente quando o tema é atividade física e exercício. Continue utilizando seu smartphone, mas tenha nele sempre à mão o telefone do seu professor! Pode anotar o meu, se quiser tirar dúvidas ou mande uma mensagem pelo site.

E você, que aplicativos para smartphone você utiliza e que te ajudam a ser mais ativo?