Acabou o Carnaval e 2012 começa de fato! Como está seu planejamento para a chamada época de “baixa” das academias? Aliás, você tem um planejamento? Ou continuará fazendo as mesmas coisas que trazem os mesmos resultados e que não deixam você totalmente satisfeito com seu empreendimento?

Uma boa estratégia para “passar batido” por esse período é entrar de vez nas redes sociais (ainda não entrou?!?!?!). Facebook, Twitter, Orkut, Youtube, Flickr podem, sim, ajudar seu empreendimento! Mas como? Estar nas redes sociais pode fazer o “lado social” de sua empresa nas horas em que seus clientes não estão por lá. E pode ser divertido! Afinal, assuntos gerais dão o tom das principais redes sociais. Em um mundo corporativo engessado por normas rígidas e regras sisudas, relaxar nas redes sociais enquanto pratica a retenção de seus clientes, não é tão mal assim.

As tecnologias estão aí para todos utilizarem! Sua academia já entrou na era do vídeo? Vídeo de tudo em sua academia: instalações, aulas, aulões, o dia a dia… Filme tudo e coloque no Youtube, criando um canal exclusivo de sua empresa. Várias televisões já estão sendo produzidas para acessarem diretamente a internet e ficará mais fácil para as pessoas estarem conectadas à sua empresa. Diversão é a palavra de ordem. Seus vídeos devem mostrar a alegria que é estar na sua empresa: um ambiente leve e descontraído, onde elas podem se divertir e aproveitar para… malhar!

Crie motivos para seu cliente permanecer mais tempo em sua academia. Para isso, toda sua equipe tem que estar afiada em técnicas de venda: um professor tem que vender o serviço do outro. A musculação tem que vender as aulas coletivas e vice-versa. Até a “tia da limpeza” tem que saber vender! E por incrível que pareça,em grande parte das academias nem as recepcionistas sabem vender. O cliente chega e compra o produto. Existe uma grande diferença nisso! Os muros existentes entre sua empresa e os clientes têm que cair. Eles têm que ter prazer em estar na sua academia e estar nela por muito tempo, durante uma única sessão de treinamento ou durante todo o ciclo de vida dele em sua empresa (e que esse ciclo seja longo!).

Desde o momento em que o cliente se matricula, ele tem que ser “rastreado”: você precisa saber tudo sobre ele, seus hábitos dentro de sua empresa, suas preferências e tudo o mais que possa ajudar você a criar uma experiência diferenciada para ele. Softwares de CRM podem ajudar nisso, e lembre-se que marketing não é um departamento, marketing deve ser uma atitude de toda sua equipe, o tempo todo, dentro e fora da empresa!

Tudo isso tem que estar embutido em uma política de treinamento e desenvolvimento de seus profissionais – tanto a parte técnica quanto a parte pessoal, onde você busca melhorar seus colaboradores enquanto pessoas. Somente assim sua empresa será, também, cada vez mais humana em vez de pensar apenas em números. E humanizar uma empresa pode ser bem mais rentável! Planejar uma política de treinamento de seus profissionais pode desenvolver muito a sua própria empresa. Palestras, leitura de artigos, incentivo à participação em cursos e congressos e diversas outras estratégias podem ser utilizadas para isso.

Sua equipe precisa de treinamento? Faça essa pergunta a você mesmo! A princípio, qualquer equipe de trabalho precisa: primeiro para se tornar uma equipe, depois, para ajudar a conduzir a empresa para um nível de prosperidade constante.
Um treinamento completo para profissionais que trabalham em academias passa pelo treinamento de nível técnico em cada instância de trabalho (recepção, avaliação, musculação, aulas coletivas, serviços gerais) e por noções de atendimento e vendas. Sim, vendas! Isso não é apenas um trabalho para o “time de frente” ou para as recepcionistas ou para a equipe de vendas. Isso é um conceito que tem que estar correndo na veia de todos os seus funcionários, pois qualquer um deles pode, a qualquer momento, acabar com qualquer planejamento de vendas se não tiverem algumas noções básicas.
Quando se fala em retenção de clientes, a primeira pergunta que deve ser respondida é: sua empresa tem um histórico do número de clientes que entraram e saíram ao longo dos anos? Sem esse dado, é impossível planejar algum tipo de ação para aumentar a retenção de clientes. E se você acha que sua equipe vende bem, veja essas perguntas:
  • Qual a taxa de conversão dos visitantes em alunos matriculados?
  • Sua equipe sabe sobre todas as atividades da academia e para que serve cada uma?
  • Sabem fazer um tour pela academia direcionado para cada cliente?
  • Os professores da musculação sabem vender as aulas coletivas e vice-versa?
  • Como muitos alunos não falam o real motivo da saída, você mantém uma caixa de sugestões para tentar identificar esses possíveis fatores?
Se você respondeu “não” ou “não sei” a pelo menos uma dessas perguntas, sua empresa pode mais! Mas, para isso, é necessário treinar seus funcionários (todos eles) com uma mentalidade voltada para vendas, com vistas à retenção de clientes. Sem esse know-how, sua empresa vai continuar sendo próspera apenas nos períodos de “alta”, quando muitas pessoas se matriculam. Nos períodos de “baixa”, onde além da falta de matrículas, as pessoas continuam saindo, você irá experimentar momentos de tensão por causa do caixa no vermelho.
Essa é uma realidade que precisa mudar nas academias de ginástica; estamos em um mercado promissor que tem tudo para ser alavancado cada vez mais. A maioria das academias não trabalha em sua capacidade máxima, apesar de haver um sem-número de pessoas dispostas e que precisam estar em uma academia.
2012 já começou, o que você está fazendo pelo seu negócio?