Acabou o Carnaval e 2012 começa de fato! Como está seu planejamento para a chamada época de “baixa” das academias? Aliás, você tem um planejamento? Ou continuará fazendo as mesmas coisas que trazem os mesmos resultados e que não deixam você totalmente satisfeito com seu empreendimento?
Uma boa estratégia para “passar batido” por esse período é entrar de vez nas redes sociais (ainda não entrou?!?!?!). Facebook, Twitter, Orkut, Youtube, Flickr podem, sim, ajudar seu empreendimento! Mas como? Estar nas redes sociais pode fazer o “lado social” de sua empresa nas horas em que seus clientes não estão por lá. E pode ser divertido! Afinal, assuntos gerais dão o tom das principais redes sociais. Em um mundo corporativo engessado por normas rígidas e regras sisudas, relaxar nas redes sociais enquanto pratica a retenção de seus clientes, não é tão mal assim.
As tecnologias estão aí para todos utilizarem! Sua academia já entrou na era do vídeo? Vídeo de tudo em sua academia: instalações, aulas, aulões, o dia a dia… Filme tudo e coloque no Youtube, criando um canal exclusivo de sua empresa. Várias televisões já estão sendo produzidas para acessarem diretamente a internet e ficará mais fácil para as pessoas estarem conectadas à sua empresa. Diversão é a palavra de ordem. Seus vídeos devem mostrar a alegria que é estar na sua empresa: um ambiente leve e descontraído, onde elas podem se divertir e aproveitar para… malhar!
Crie motivos para seu cliente permanecer mais tempo em sua academia. Para isso, toda sua equipe tem que estar afiada em técnicas de venda: um professor tem que vender o serviço do outro. A musculação tem que vender as aulas coletivas e vice-versa. Até a “tia da limpeza” tem que saber vender! E por incrível que pareça,em grande parte das academias nem as recepcionistas sabem vender. O cliente chega e compra o produto. Existe uma grande diferença nisso! Os muros existentes entre sua empresa e os clientes têm que cair. Eles têm que ter prazer em estar na sua academia e estar nela por muito tempo, durante uma única sessão de treinamento ou durante todo o ciclo de vida dele em sua empresa (e que esse ciclo seja longo!).
Desde o momento em que o cliente se matricula, ele tem que ser “rastreado”: você precisa saber tudo sobre ele, seus hábitos dentro de sua empresa, suas preferências e tudo o mais que possa ajudar você a criar uma experiência diferenciada para ele. Softwares de CRM podem ajudar nisso, e lembre-se que marketing não é um departamento, marketing deve ser uma atitude de toda sua equipe, o tempo todo, dentro e fora da empresa!
Tudo isso tem que estar embutido em uma política de treinamento e desenvolvimento de seus profissionais – tanto a parte técnica quanto a parte pessoal, onde você busca melhorar seus colaboradores enquanto pessoas. Somente assim sua empresa será, também, cada vez mais humana em vez de pensar apenas em números. E humanizar uma empresa pode ser bem mais rentável! Planejar uma política de treinamento de seus profissionais pode desenvolver muito a sua própria empresa. Palestras, leitura de artigos, incentivo à participação em cursos e congressos e diversas outras estratégias podem ser utilizadas para isso.
- Qual a taxa de conversão dos visitantes em alunos matriculados?
- Sua equipe sabe sobre todas as atividades da academia e para que serve cada uma?
- Sabem fazer um tour pela academia direcionado para cada cliente?
- Os professores da musculação sabem vender as aulas coletivas e vice-versa?
- Como muitos alunos não falam o real motivo da saída, você mantém uma caixa de sugestões para tentar identificar esses possíveis fatores?