Muitos estudos sobre agachamento preconizam uma série de cuidados na hora de se executar o exercício de agachamento. Entretanto, o objetivo dessa postagem é descrever biomecanicamente o exercício agachamento do ponto de vista prático, ou seja, analisando-se a biomecânica do movimento, pode-se saber quais músculos ele trabalha durante o treinamento de força.
Para se fazer a análise de qualquer movimento, sugere-se entender o passo a passo do roteiro abaixo, em vez de se decorar cada exercício e sua análise:
- Identificar que articulações participam do movimento
- Identificar o movimento articular
- Identificar planos e eixos onde ocorrem o movimento
- Tipo de contração
- Músculos envolvidos
Vale lembrar que a identificação do movimento deve ocorrer a partir da análise do movimento contra a resistência. Não se esqueça que a musculação também é chamada de treinamento contra-resistência.
Como analisar a biomecânica do agachamento
O agachamento é largamente utilizado nas salas de musculação e no treinamento de atletas, sendo considerado um dos exercícios de força mais completos. Além de seguro (apesar de algumas opiniões infundadas contra essa afirmativa), ele é fundamental para os gestos esportivos e da vida diária. Existem diversas variações do exercícios, mas não discutiremos elas nesse artigo.
Articulações envolvidas no agachamento
Quando se faz o movimento do agachamento, 4 articulações participam do movimento: tornozelo, joelho, quadril e coluna lombar. Essas articulações realizam diversos movimentos, mas devemos analisar, apenas, os movimentos realizados contra a resistência, ou seja, quando se faz o movimento de “volta” à posição inicial. Sendo assim, temos os seguintes movimentos articulares no agachamento:
- Flexão plantar
- Extensão do joelho
- Extensão do quadril
- Extensão do tronco
Diferenças entre contração concêntrica e excêntrica
Todos esse movimentos ocorrem no plano sagital ou ântero-posterior, que se relaciona com o eixo látero-lateral ou transversal.
Quando se “volta” à posição inicial, faz-se a contração concêntrica de todos os músculos envolvidos nos movimentos listados acima. A fase excêntrica do exercício agachamento – quando a pessoa, efetivamente “agacha” – também trabalha os mesmos músculos. O trabalho dos mesmos músculos nas duas fases do movimento não ocorre em todas as situações; podem haver variações dependendo do meio onde se realiza o exercício – na água, por exemplo, essa análise muda. Basicamente, a contração concêntrica acontece quando se “levanta” o peso e a contração excêntrica acontece quando se “abaixa” o peso.
Músculos envolvidos no agachamento
Analisando-se as articulações e os movimentos que acontecem durante a execução do movimento, consegue-se deduzir os músculos que atuam naquele exercício. Como estamos dando o passo a passo para a análise do movimento do ponto de vista biomecânico, vamos listar, apenas, os grupamentos musculares envolvidos em cada articulação utilizada durante o agachamento:
- Articulação do tornozelo: flexores plantares
- Articulação do joelho: extensores do joelho
- Articulação do quadril: extensores do quadril
- Articulação lombar: extensores da coluna
Com esse pequeno guia, é possível analisar biomecanicamente qualquer movimento corporal. Se você tiver alguma dúvida, deixe nos comentários e responderemos prontamente.
Se você é profissional de Educação Física e quer saber mais sobre o tema, acesse a página do curso de Biomecânica Básica e deixe seu nome nos comentários para saber sobre as próximas turmas.