Dia 14 de julho de 2013 acontece a etapa Ipatinga do Circuito Vale do Aço de corrida de rua. Eu corri o percurso de 10km e faço aqui uma análise para aqueles que irão participar da prova.
Trata-se de um percurso com algumas elevações, o que dificulta um pouco a corrida e aumenta o tempo para completar a prova. É por isso que uma boa planilha de treinamento tem que contemplar esses detalhes: seu tempo, com certeza, não será o mesmo de um percurso totalmente plano. O treinamento específico para esse tipo de prova também tem que contemplar alguns treinos em terreno similar e, pelo menos um treino no percurso da corrida.
[message_box title=”Percurso da prova” color=”red”]A largada será na entrada do campus da Unileste, próximo à Igreja Batista do Bom Retiro. A partir desse ponto, segue-se pela Rua Gaspar Lemos, Av. Usiminas, retornando pela outra pista da Av. Usiminas na entrada do bairro Bela Vista, Rua Gaspar Lemos, Av. Fernando de Noronha, retornando no semáforo pela outra pista da Av. Fernando de Noronha e chegando novamente à Igreja Batista do Bom Retiro.[/message_box]
Esse percurso tem 5km e, para quem vai fazer o percurso de 10km, será necessário completar mais uma volta nesse mesmo trajeto. Confira na imagem abaixo todo o trecho da prova e, logo abaixo, a análise do percurso, onde foi utilizado o programa Calledos Runner para Windows Phone que, além da distância, marca o ritmo (pace), altitude (imprescindível para essa análise, por causa das características do terreno), calorias e outras coisas mais.
O percurso começa plano durante toda a Rua Gaspar Lemos e, a partir do km 1 (também no km 6 para o percurso de 10km), já na Avenida Usiminas, começa a primeira subida com uma inclinação mais leve do que a segunda, por volta do km 1,5 (também no km 6,5 para o percurso de 10km). Essa segunda subida é consideravelmente íngreme e aqueles que não tiveram um treinamento específico podem sentir um pouco mais de dificuldade. Os iniciantes provavelmente sintam necessidade de andar nesse trecho. O trecho de retorno é exatamente no km 2 (e km 7 para o percurso de 10km). Na pista contrária da Av. Usiminas a situação se inverte: a primeira subida é bem mais íngreme (km 2,5 e km 7,5) do que a segunda (km 3,5 e km 8,5) e depois o trecho é todo de descida. [quote align=”center” color=”#999999″]Dica para as subidas: tente manter a corrida durante todo o percurso, mesmo que ela seja mínima. A caminhada na subida pode exigir um esforço muscular maior.[/quote]Daí a importância também do treinamento de força (musculação) para quem corre! Veja abaixo a variação das subidas do percurso de 10km.
Para os que têm controle do fôlego, a Av. Fernando de Noronha tem 500 metros da Rua Gaspar Lemos até o semáforo e mais 500 metros na pista contrária, até a chegada ao ponto inicial da corrida, ou seja, aquele é o quilômetro final da prova.
Na minha opinião, o percurso duplo pode ser “prejudicial” do ponto de vista psicológico: você passa pela linha de chegada e descobre que ainda está no meio da prova!!! Mas quem treinou e conhece bem sua fisiologia e o percurso não tem o que temer!
Estarei lá acompanhando meus atletas da Academia Bem Estar Clube (Fabriciano), Canedo Studio (Acesita) e Clínica Vivace (Ipatinga).
Quer se preparar melhor para as outras corridas? Dê uma olhada aqui em como podemos ajudar você!
Boa sorte a todos! Depois da corrida, poste nos comentários o tempo que vocês fizeram para abrirmos um debate sobre as performances.