Não se pode mais negar ser indispensável o aprendizado de uma língua estrangeira para nos mantermos atualizados sobre o que acontece no mundo. O inglês é sempre a língua mais procurada. Algumas empresas, porém, não consideram a língua inglesa como diferencial, mas ela já deve fazer parte do conhecimento dos candidatos. Uma terceira língua tem sido solicitada em grandes empresas (espanhol, francês, alemão e recentemente o chinês têm sido as mais requisitadas).

Em níveis acadêmicos, o conhecimento de outra língua estrangeira permite ampliar o conhecimento técnico-científico e, consequentemente, atualizar-se mais e melhor, estando sempre à frente de outros profissionais.

Para citar um exemplo, buscando-se artigos científicos em uma das maiores bases virtuais, digitando-se as seguintes palavras, obtêm-se os seguintes resultados:

➫  Exercício e hipertensão – nenhum resultado
➫  Exercise and hypertension (artigos somente em português) – 66 resultados
➫  Exercise and hypertension (artigos somente em inglês) – 6571 resultados

Traduzindo: nesse caso específico, tendo o conhecimento do inglês você pode aumentar em cerca de 12.000% o número de artigos a pesquisar. Isso aumenta seus conhecimentos, enriquece seus trabalhos acadêmicos e deixa você preparado para novas oportunidades profissionais.

Engana-se que é necessário muito tempo para se aprender uma língua estrangeira. Falar fluentemente uma língua leva algum tempo, conhecê-la por completo pode não ser possível em uma vida inteira! Estabelecendo-se os objetivos com relação à língua estrangeira, fica fácil decidir que curso fazer e tirar o máximo proveito dele. Você pode querer falar, entender uma música ou um filme, escrever ou simplesmente ler. Existe um curso específico para cada objetivo com prazos reais e não muito longos.

Trace seu objetivo e procure o curso que melhor se adapta a ele, mas não deixe essa fraqueza manter você fora do mercado.

And you, do you speak English?