Pela primeira vez, tive a oportunidade participar de uma IHRSA, a feira de equipamentos e cursos que a Fitness Brasil organiza em diversas cidades brasileiras, sendo o maior evento fitness da América Latina. A estrutura e a infra-estrutura já impressionam logo na chegada: o Transamérica Expo Center é enorme e o acesso é fácil com o transporte público (trem/metrô), contrastando com o caótico trânsito de São Paulo. E não havia táxis suficientes para dar conta de todo o fluxo de pessoas ao final do evento.
A grande quantidade de expositores chama a atenção e aponta uma forte tendência no mercado fitness: os produtos chineses. Fora aqueles equipamentos que levam selos de outras grandes empresas, mas são fabricados por lá, pelo menos uns cinco estandes eram de empresas chinesas, com nomes impossíveis de se ler e com chineses tentando se comunicar em inglês com os visitantes.
Outra tendência bastante visível pelos equipamentos sendo vendidos são as esteiras com TV, mostrando claramente o caráter de entretenimento da atividade física. Não dá mais pra dissociar as atividades de sua academia desse fator, que leva milhares de pessoas a se “exercitarem”. A personalização de equipamentos com as cores da sua academia também pode trazer uma estética diferenciada para seu espaço.
Equipamentos inovadores talvez tenham o objetivo de atrair mais clientes, mas cuidado com a utilidade deles: muitas demonstrações de exercícios durante a feira pareciam não ter nenhum embasamento biomecânico para provar sua eficiência. E o que dizer dos aparelhos para exercícios ditos funcionais? Cada vez mais surgem novos equipamentos, mas se o conhecimento técnico do professor não for aliado ao processo pedagógico do exercício, eles se tornarão uma barreira para aqueles clientes e alunos que procuram algo diferente.
O destaque dentre os equipamentos da feira foi um para remo indoor, onde a resistência é gerada por uma cuba cheia de água. Esse pode ser um diferencial interessante em relação ao produto concorrente porque o barulho é de água – o que é melhor que o barulho do cabo de aço e reproduz o esforço que seria feito dentro de um ambiente com água, dentro de uma ideia de especificidade do exercício, além do investimento ser bastante em conta.
Os cursos também estavam bastante cheios e com palestrantes de qualidade. Postamos algumas passagens interessantes de algumas palestras na conta do Twitter da L.A Fitness e aproveitaremos os temas para novas postagens no blog Mexa-se.
Se você ainda não conhece a IHRSA, não perca as próximas edições! É uma ótima oportunidade de fazer negócios, rever amigos e se atualizara!
Parabéns Waldyr Soares, por mais um sucesso!
E você, foi à 14ª IHRSA? O que achou?