Avaliar é um processo extremamente subjetivo que envolve percepções das pessoas envolvidas no processo. Assim, a “avaliação funcional ou física” realizada nas academias passa por dois processos: o de medição – totalmente objetivo e o de avaliação, esse sim, totalmente subjetivo. E por que envolve percepções? Porque o cliente não consegue “enxergar” algumas melhorias que aparecem com a prática do exercício físico e o professor é “suspeito” pra falar que o cliente está melhorando.

avaliando-o-clienteAlém disso, como comprovar se você está entregando o que o cliente contratou? Talvez ele esteja frequentando sua academia sem chegar a lugar nenhum e a probabilidade de deixar de frequentá-la é muito alta! Por isso, realizar avaliações físicas frequentemente é fundamental para a retenção do seu ciente e  retenção significa mais receita para sua empresa!

Ainda não se convenceu da importância da avaliação? Confira abaixo 3 razões para medir os resultados do seu cliente:

  1. Provar que seu cliente está atingindo os resultados esperados: como foi dito, muitas vezes o cliente não percebe as mudanças que estão acontecendo e visualizá-las pode se ser um fator motivador para continuar treinando.
  2. Chamar o cliente à responsabilidade: sabendo que será avaliado, o cliente pode se motivar a treinar mais e/ou mais pesado e regular ainda mais sua alimentação, para que os resultados na avaliação sejam ainda melhores.
  3. A avaliação retém o cliente: somente a visualização dos resultados vai garantir que o cliente renove seu contrato. A não visualização e fator crucial na desistência da atividade física.

 

Algumas observações importante sobre o processo de avaliação:

 

E, então, vamos aumentar a taxa de reavaliações na academia?