O Estudo de Riscos Cardiovasculares em Adolescentes (ERICA) é um estudo nacional com o objetivo de estimar a prevalência de diabetes mellitus e obesidade em adolescentes, bem como traçar o perfil dos fatores de risco para doenças cardiovasculares e de marcadores de resistência à insulina e inflamatórios nessa população. Cerca de 75 mil estudantes entre 12 e 17 anos, de mais de 1200 escolas brasileiras, públicas e particulares, em mais de 130 cidades participantes serão avaliados nesse estudo. A amostra terá representatividade regional e nacional, uma vez que todas as cidades estudadas têm mais de 100.000 habitantes, incluindo todas as capitais brasileiras. A coordenação geral do ERICA é do professor Moyses Szklo e a coordenação executiva é da professora Katia Vergetti Bloch. Para melhor explicar o projeto nas escolas, foi criada uma cartilha com texto e ilustrações de Ziraldo que será distribuída nas escolas e que você pode baixar ao final desse artigo.
Os resultados servirão para ajudar a reorientar as políticas públicas de educação e saúde voltadas para os jovens brasileiros, a partir da identificação das necessidades dessa população. Além de apresentar um panorama do estado atual da saúde dos nossos jovens, permitirão, ainda, definir padrões nacionais para algumas características físicas da população de 12 a 17 anos como, peso, altura, pressão arterial e circunferência da cintura, o que será importante para diversos outros estudos no futuro. Adolescentes e responsáveis responderão questionários diferenciados para coletar dados que alimentarão o estudo.
Além do questionário, os adolescentes serão entrevistados sobre sua alimentação nas 24h anteriores aos testes. O questionário consiste dos seguintes temas:
- Dados sócio-demográficos
- Prática de Atividade Física
- Problemas de saúde
- Consumo de álcool
- Tabagismo
- Ocupação
- Alimentação
- Saúde Bucal
- Saúde reprodutiva
- Depressão
- Sono
Os responsáveis por cada adolescente responderão um questionário sobre problemas de saúde na família, além de outras variáveis relacionadas ao adolescente, assim como informações sobre o nascimento do aluno (peso ao nascer, amamentação, dentre outros). Sobre as escolas, os pesquisadores de campo preencherão um questionário acerca das características físicas encontradas em cada estabelecimento (cantina, bebedores, quadras de esportes etc).
Para controle de qualidade dos dados coletados durante o ERICA, serão adotados procedimentos padronizados e elaborados manuais com descrições detalhadas de todos os procedimentos do estudo. A equipe de campo será treinada e certificada antes do início dos trabalhos e reavaliada em intervalos a serem definidos. Medidas como peso, estatura, perímetro de cintura, pressão arterial e exames bioquímicos serão realizados por profissionais previamente treinados. Com exceção dos exames bioquímicos onde serão avaliados o colesterol, a glicose, dentre outros marcadores e que serão realizados por laboratórios especializados, as outras medidas serão feitas por profissionais recrutados e treinados pelo CAFT – Centro de Avaliação Física e Treinamento. O recrutamento já está sendo feito e se você for estudante ou profissional de Educação Física, acesse o blog do CAFT e cadastre-se para trabalhar no projeto.