No mundo em que vivemos atualmente, onde ainda se verifica um grande número de eventos violentos dos mais diversos tipos, faz-se mister a conscientização das pessoas de bem no sentido de promover a paz e o bem-estar da população como um todo.
As grandes corporações da atualidade já fazem isso há algum tempo, seja por causa de incentivos fiscais, visibilidade na mídia, imagem perante seus consumidores ou pelo simples fato de retornar às pessoas o investimento que de alguma forma elas fizeram em seus produtos e serviços.
É o que se chama de responsabilidade social.
A sociedade começa a se referenciar nas ações sociais das empresas e sua participação no desenvolvimento sustentável do nosso meio ambiente.
Mas a responsabilidade social não é privilégio das grandes corporações. Pequenas e médias empresas também podem se unir à essa nova filosofia empresarial. Pequenas ações podem se tornar grandes feitos se bem planejadas e direcionadas.
Agora pense em você como uma empresa e que, como tal, precisa ter uma boa imagem perante a sociedade.
Em termos de responsabilidade social, o que você está fazendo? Você é atuante em sua comunidade com projetos sociais ou outras atividades de interesse público? Qual o seu grau de comprometimento ético no seu ambiente de trabalho e na sociedade em que vive?
Nossos clientes já não estão procurando simplesmente um excelente profissional do ponto de vista da competência técnica. Outras competências são necessárias – relacionar-se bem com as pessoas e realizações em benefício da sociedade na qual o profissional está inserido são algumas delas – e são vistas com bons olhos por quem compra nossos serviços. Não há mais como separar a vida profissional da pessoal. A era do faça-o-que-eu-digo-não-faça-o-que-eu-faço ficou para trás. Nossos clientes se espelham em nossos comportamentos, querem que sejamos modelos de corpos perfeitos e não corresponder a isso pode trazer um certo prejuízo à carreira.
Conheça e pratique o Código de Ética do Profissional de Educação Física. Participe de serviços voluntários em sua comunidade. Associe-se a um clube de serviços ou crie seu próprio grupo para realizarem serviços à comunidade. Por que não montar um campeonato em uma comunidade carente? Articule com as lideranças sociais essas ações. Você verá que o retorno é maior do que você imagina.