Por que algumas pessoas se tornam anoréxicas e outras se tornam obesas? Um estudo publicado recentemente por um pesquisador da Escola de Medicina da Universidade do Colorado que mecanismos recompensatórios no cérebro são sensibilizados na mulher anoréxica e dessensibilizados na mulher obesa. Os resultados também sugerem que o comportamento ao se comer está relacionado aos caminhos da dopamina cerebral envolvida na dependência.
O professor Guido Frank, diretor assistente do Programa de Pesquisa para Desenvolvimento Cerebral na Escola de Medicina da Universidade do Colorado e seus colegas utilizaram um exame de ressonância magnética funcional (RMF) para examinar a atividade cerebral em 63 mulheres que eram anoréxicas ou obesas. Elas foram comparadas a mulheres consideradas com o peso “normal”. As participantes foram visualmente condicionadas a associarem certas formas com uma solução adocidada ou não adocicada e depois receberam uma prova das soluções de forma esperada ou inesperada. No passado, essa tarefa foi associada com a a função da dopamina.
Os autores descobriram que durante as sessões de RMF uma solução adocicada administrada de forma inesperada resultou em uma maior ativação neural dos sistemas recompensatórios nas pacientes anoréxicas e em uma diminuição da ativação nas obesas. Em roedores, a restrição de comida e a perda de peso tem sido associadas com maiores respostas cerebrais da dopamina.
“Está claro que em humanos o sistema recompensatório ajuda a regular a ingestão de comida” relatou Frank. “O papel específico dessas redes nos distúrbios alimentares, como na anorexia nervosa e na obesidade, ainda não estão claros.”
Os cientistas concordam que é necessária mais pesquisa nessa área. Esse estudo foi publicado na Neuropsychopharmacology.
Entre em contato com o autor aqui.
Esse texto foi publicado originalmente em inglês aqui.