O Ministério da Saúde anunciou recentemente que 51% da população está acima do peso. Isso se torna quase um problema de saúde pública, mas as autoridades insistem em não atacar a causa: sedentarismo e má alimentação.
Sendo assim, surgem programas incentivados pela iniciativa privada, como o “Medida Certa” da TV Globo, que tem seu valor pelo simples fato de estimular as pessoas a serem mais saudáveis através da prática de exercícios físicos e da boa alimentação.
Apesar de exercer esse papel perante a sociedade, o programa comete alguns (muitos!) deslizes em relação às técnicas aplicadas: o mais crasso deles, na edição de apresentação do programa, durante o Fantástico do dia 01 de setembro de 2013 foi o fato do médico que avaliava os candidatos medir o percentual de gordura com a pessoa em posição deitada, algumas medidas por cima da roupa, além de fazer a troca do aparelho adipômetro no meio da medição, fato que pode alterar o resultado do exame.
Esses fatos – e outros que já aconteceram – tiram a credibilidade do programa junto aos profissionais de Educação Física, os maiores interessados em que a população se engaje em um programa de atividades físicas orientadas!
Vamos ficar de olho na evolução dos participantes!
E você, o que acha do quadro Medida Certa do Fantástico?