Em qualquer área de trabalho, falar a língua nativa corretamente é imprescindível. Além de falar, dominar a ortografia correta também é fundamental para se conseguir uma boa colocação no mercado de trabalho. Segundo o Nube (Núcleo Brasileiro de Estágios), cerca de 40% dos candidatos são reprovados no processo seletivo porque cometem erros de ortografia.

A situação, infelizmente, é mais comum do que se imagina e não acontece somente na Educação Física. Entretanto, nessa profissão, onde a escrita tem um papel fundamental – prescrição de exercícios, emissão de laudos de avaliação, dentre outros – a atenção com a língua escrita deve ser levada mais em conta. Pode não ser um fato explícito, mas muitas academias não contratam profissionais que tenham uma escrita ruim, o que pode ser comprovado pelo próprio currículo e em dinâmicas de grupo.

Uma das razões para esse declínio na arte de escrever pode ser explicada, principalmente, pela forma sintetizada e informal de se escrever na internet. Isso se reflete quando a escrita tem que ser mais formal e a pessoa já não está mais acostumada ou não se lembra mais da forma correta. A expressão de ideias também fica prejudicada e, assim, a comunicação fica mais difícil.

Para melhorar essa situação, a receita é uma só: muita leitura e sobre temas variados. O vocabulário melhorar, assim como a ortografia e a pessoa consegue expor melhor as suas ideias. Portanto, leia mais!

A L.A. Fitness Solutions disponibiliza um vasto material para leitura e pesquisa em seu site, além de artigos científicos referentes à Educação Física e ao fitness. Aproveite!