O episódio acontecido com os fuzileiros navais em agosto de 2011 no Rio de Janeiro traz à luz um tema de extrema importância quem pratica atividades físicas e para a própria vida: a ingestão de água. Cerca de 70% do corpo humano é formado dessa substância e o ser humano sente a falta dela em poucas horas sem ingeri-la. Para quem faz atividade física, a ingestão é ainda mais importante porque o metabolismo corporal utiliza essa água em suas funções vitais, que estão mais ativas com a prática de exercícios. No treinamento militar, os soldados são exigidos até seu limite máximo para simular condições físicas e psicológicas extremas e a privação de água ajuda a simular essas condições.

Água e atividade física

Sinais e sintomas da desidratação

Supondo-se que o acontecido com os fuzileiros navais que continuam internados tenha sido causado pela falta de água e não por intoxicação causada pela água, analisemos alguns pontos acerca da água em nosso organismo:

Alguns sinais podem sugerir um quadro de desidratação inicial e é preciso ficar atento a isso:

Suor e emagrecimento

Quadros mais graves podem causar até insuficiência renal e respiratória, o que foi exatamente o caso dos fuzileiros navais, mas esses sintomas também podem ser característicos de água ou comida contaminadas.

Sendo assim, fica a dica da necessidade de se ingerir água constantemente para se manter a boa saúde do corpo humano. A quantidade necessária pode ser dividida em pequenos goles: 200 ml por hora perfazem o total necessário por dia. Se você é amante de atividades físicas – qualquer que seja ela – procure ingerir uma maior quantidade. E para os amantes das corridas: nada de achar que suar é sinônimo de perda de peso. Tudo o que você perde através do suor será recuperado com a ingestão de água, porque você vai sentir sede após uma corrida.

As atividades físicas ajudam a cuidar do corpo, mas você também deve zelar por esse mesmo corpo para poder praticar os esportes que gosta! Cuide-se!