Um estudo publicado em 2013 pela Universidade de Humboldt, em Berlim, Alemanha relatou que indivíduos que almoçam na própria mesa de trabalho permanecem mais focados e produtivos no turno da tarde. Isso se daria porque, ao retornar ao local de trabalho após o almoço em um restaurante, por exemplo, o funcionário estaria menos atento e com mais sono, tendo sua função cerebral reduzida, prejudicando a realização de tarefas que requerem mais atenção. Apesar disso, a pesquisa constatou que os funcionários que almoçam fora do local de trabalho retornam mais relaxados e otimistas.
Dessa pesquisa, pode-se inferir alguns pontos:
- Nem todas as ocupações requerem extrema atenção a ponto de o funcionário ter um horário de almoço reduzido no local de trabalho.
- O almoço no local de trabalho é mais rápido e isso contraria recomendações de nutricionistas sobre o tempo necessário para uma boa alimentação.
- O convívio social com outros colegas de trabalho fica prejudicado se o funcionário almoça em sua própria estação de trabalho.
- Acidentes podem acontecer durante esse momento e estragar trabalhos inteiros.
- Existem outras formas de melhorar a produtividade de funcionários!
[message_box title=”” color=”red”]Uma das formas de se aumentar a produtividade é com a prática de atividades físicas no local de trabalho, que também ajuda a reduzir os problemas e os custos com o absenteísmo e o presenteísmo.[/message_box]
Palestras educativas e de conscientização são uma ótima forma de melhorar o nível de comprometimento com a prática de atividades físicas, seja no local de trabalho ou fora dele. As SIPATs são momentos mais específicos para esse fim, o único contratempo é que ela dura apenas uma semana! A conscientização deve ser lenta e constante, de modo a produzir efeitos duradouros e impactantes nas finanças da empresa.
O que a sua empresa faz para aumentar a produtividade de seus funcionários?