Muitos estudos sobre agachamento preconizam uma série de cuidados na hora de se executar o exercício de agachamento. Entretanto, o objetivo dessa postagem é descrever biomecanicamente o exercício agachamento do ponto de vista prático, ou seja, analisando-se a biomecânica do movimento, pode-se saber quais músculos ele trabalha durante o treinamento de força.
Para se fazer a análise de qualquer movimento, sugere-se entender o passo a passo do roteiro abaixo, em vez de se decorar cada exercício e sua análise:
- Identificar que articulações participam do movimento
- Identificar o movimento articular
- Identificar planos e eixos onde ocorrem o movimento
- Tipo de contração
- Músculos envolvidos
Vale lembrar que a identificação do movimento deve ocorrer a partir da análise do movimento contra a resistência. Não se esqueça que a musculação também é chamada de treinamento contra-resistência.
Como analisar a biomecânica do agachamento
O agachamento é largamente utilizado nas salas de musculação e no treinamento de atletas, sendo considerado um dos exercícios de força mais completos. Além de seguro (apesar de algumas opiniões infundadas contra essa afirmativa), ele é fundamental para os gestos esportivos e da vida diária. Existem diversas variações do exercícios, mas não discutiremos elas nesse artigo.
Articulações envolvidas no agachamento
Quando se faz o movimento do agachamento, 4 articulações participam do movimento: tornozelo, joelho, quadril e coluna lombar. Essas articulações realizam diversos movimentos, mas devemos analisar, apenas, os movimentos realizados contra a resistência, ou seja, quando se faz o movimento de “volta” à posição inicial. Sendo assim, temos os seguintes movimentos articulares no agachamento:
- Flexão plantar
- Extensão do joelho
- Extensão do quadril
- Extensão do tronco
Diferenças entre contração concêntrica e excêntrica

Planos e eixos de movimento
Todos esse movimentos ocorrem no plano sagital ou ântero-posterior, que se relaciona com o eixo látero-lateral ou transversal.
Quando se “volta” à posição inicial, faz-se a contração concêntrica de todos os músculos envolvidos nos movimentos listados acima. A fase excêntrica do exercício agachamento – quando a pessoa, efetivamente “agacha” – também trabalha os mesmos músculos. O trabalho dos mesmos músculos nas duas fases do movimento não ocorre em todas as situações; podem haver variações dependendo do meio onde se realiza o exercício – na água, por exemplo, essa análise muda. Basicamente, a contração concêntrica acontece quando se “levanta” o peso e a contração excêntrica acontece quando se “abaixa” o peso.
Músculos envolvidos no agachamento
Analisando-se as articulações e os movimentos que acontecem durante a execução do movimento, consegue-se deduzir os músculos que atuam naquele exercício. Como estamos dando o passo a passo para a análise do movimento do ponto de vista biomecânico, vamos listar, apenas, os grupamentos musculares envolvidos em cada articulação utilizada durante o agachamento:
- Articulação do tornozelo: flexores plantares
- Articulação do joelho: extensores do joelho
- Articulação do quadril: extensores do quadril
- Articulação lombar: extensores da coluna
Com esse pequeno guia, é possível analisar biomecanicamente qualquer movimento corporal. Se você tiver alguma dúvida, deixe nos comentários e responderemos prontamente.
Se você é profissional de Educação Física e quer saber mais sobre o tema, acesse a página do curso de Biomecânica Básica e deixe seu nome nos comentários para saber sobre as próximas turmas.
O que posso fazer para maximizar meus resultados, através desse Exercício ?
Victor,
Procure orientação de um professor de Educação Física da academia onde você treina para que ele possa orientá-lo melhor com relação à execução do exercício.
Li seu artigo. Me esclareceu algumas dúvidas. Você poderia me passar alguns exercícios para a tendinite patelar? Obrigado.
Pingback: Análise da carga no agachamento | L.A. Fitness
Pingback: A ação das polias nos aparelhos de musculação | L.A. Fitness
Muito superficial para a proposta de análise biomecânica.
Gostei muito
Muito bom o artigo Professor Leandro Allevato parabéns ,deu pra ter uma noção do que é realizar corretamente o exercício de agachamento, quem quiser saber mais sobre o assunto procure estuda e pesquisar mais sobre , ou vá fazer um curso de Biomecânica !
Muito bom! Esclareceu bastante
Eu gostaria de saber se e correto fazer a extensão total do joelho na volta do agachamento? E porque?
Francine,
Sim, é correto fazer a extensão completa do joelho! Procure sempre percorrer todo o arco de movimento da articulação quando estiver realizando um exercício; isso ajuda a recrutar mais fibras musculares e consequentemente, otimizar a hipertrofia muscular.
Professor,por que quando ¨sobe¨ é fase concêntrica e quando ¨agacha¨ é fase excêntrica, o senhor pode me explicar isso?
Por que o tornozelo faz a flexão plantar sendo que em todo o movimento ele fica neutro.
Desde já obrigado.
Seria correto dizer q os flexores fazem parte tmb desse movimento
Qual sua opinião sobre o agachamentos abaixo de 90º ?
Bom dia, professor!
Gostei muito de suas informações, não tenho dúvida nenhuma no momento, pois todas as dúvidas até o momento foram esclarecidas através das publicações anteriores dos nossos colegas.
Gosto muito do seu trabalho, parabéns.
Um abraço!
Gostei simples e objetivo. Me informe as datas de possíveis cursos
desde já agradeço
Professor gostei muito do seu ponto de vista analítica, sou educador físico e sempre venho analisando e estudando esse movimento e para mim é importante sempre estudar pontos de vista diferentes como o seu.
Gostaria de saber, em um movimento simples de abaixar e pegar uma caixa no chão, quais músculos são usados e qual a origem e inserção deles?
e quero saber datas dos cursos?
Quais são os músculos agonista e sinergistas do agachamento ?
boa tarde.
vi a sua resposta anterior, sou estudante de Ed Física.
o senhor disse que a extensão completa dos joelhos otimiza a ação muscular, porem quando estendemos todo o joelho no agachamento temos a distribuição da carga direcionada para as articulações no caso com mais intensidade coluna quadril e joelho e em alguns alunos vemos um relaxamento parcial no grupamento quádriceps principalmente nas pessoas com hiperextensão de joelhos.
partindo deste ponto, não seria mais eficiente e seguro utilizar uma semiflexão de joelhos distribuindo a força gravitacional e tensão empregada pela carga externa para joelho fazendo com que o quádriceps diminua essa tensão na coluna e também por necessidade de vencer a resistência trazendo maior beneficio para o estimulo hipertrófico?? OBRIGADO!!
Gostaria de receber informações sobre cursos… achei boa a abordagem do texto, de maneira simplificada. Fez com que eu entendesse melhor.
Quais são os movimentos na articulação do quadril,joelho e tornozelo na fase de subida do agachamento
Qual tipo de contração e o grupo muscular agonista para cada articulação
Quais seriam os movimentos da articulação do quadril e do joelho na fase concêntrica ( subida) do agachamento livre ?!
Ah muito bem, me ajudou a fazer um trabalho, obrigada!
adorei a matéria,muito obrigada, foi engrandecedor para mim!