Segundo a Classificação Internacional de Doenças – 10 (CID – 10) situa os problemas referentes à aprendizagem na classificação Transtornos específicos do desenvolvimento das habilidades escolares (F81), que, por sua vez, está inserida na categoria mais ampla de Transtornos do desenvolvimento psicológico (F80 – 89). Todos esses transtornos possuem alguns aspectos em comum:
- inicia-se invariavelmente na infância,
- comprometimento ou atraso no desenvolvimento de funções relacionadas à maturação do sistema nervoso central,
- sintomas que não desaparecem.
A etiologia desses transtornos não é totalmente conhecida, mas supõe-se que haja uma associação de fatores biológicos e de fatores não-biológicos e que interagem entre si. Esses transtornos podem ser consequência de:
- falta de oportunidade de aprender,
- descontinuidades na educação, resultantes, por exemplo, de mudanças de escola,
- traumatismos ou doença cerebral adquirida,
- comprometimento na inteligência global,
- comprometimentos visuais ou auditivos não corrigidos,
- comprometimentos motores
Tratamento e transtornos mais comuns
A atividade física pode auxiliar na maioria dos casos, pois desenvolve habilidades psicomotoras que são imprescindíveis para combater os sintomas. Uma equipe multidisciplinar, entretanto, é a melhor indicação para acompanhamento de pessoas acometidas dos transtornos. Para evitar e combater esses transtornos, seguem algumas dicas de procedimentos para os pais:
- Esteja em contato permanente com os profissionais que acompanham seu filho na escola e/ou durante o tratamento.
- Encoraje seu filho, elogiando o esforço e não apenas a realização. Evite criticá-lo, pois crianças com esses transtornos são inseguras e possuem uma baixa autoestima.
- Tenha paciência com seu filho fora do horário escolar, pois filho precisa de atividades individuais. Prepare-se para ensiná-lo e saiba que pequenas lições diárias são melhores do que lições mais longas, mas de forma esporádica.
- Estimule atividades no dia a dia, como leitura de um outdoor, contagem de coisas, dentre outras coisas.
- Após uma leitura, peça para seu filho contar o que entendeu. Comece com textos fáceis.
- Livros gravados são excelente para treinar a memória visual e a memória auditiva.
Se seu filho não conseguir realizar alguma das atividades abaixo depois de uma determinada idade, pode ser um indicador de algum transtorno de aprendizagem:
- escrever legivelmente,
- soletrar com exatidão,
- aprender a ler,
- aprender a calcular,
- copiar formas,
- recordar fatos,
- seguir instruções;
- colocar coisas em sequência.
Confira quais são os transtornos de aprendizagem mais comuns:
- Dislexia
O que é: dificuldade na leitura, escrita e soletração.
Sintomas: escrever as mesmas palavras de jeitos diferentes e cometer erros de ortografia sem um padrão.
Como identificar: brincar de escolinha, copiar palavras da lousa e ditado.
- TDAH (transtorno de déficit de atenção e hiperatividade)
O que é: desordem de atenção e hiperatividade.
Sintomas: agitação, dificuldade de concentração, “desligar-se do mundo ” quando assiste à televisão ou joga videogame.
Como identificar: propor jogos que exijam atenção, como batalha naval.
- Disortografia
O que é: incapacidade de relacionar a linguagem com a gramática.
Sintomas: leitura sem ritmo (ignorar pontos finais, por exemplo), não reconhecer sílabas tônicas, escrever com erros.
Como identificar: pedir para a criança ler uma estória em voz alta.
- Disgrafia
O que é: problema motor que prejudica a escrita.
Sintomas: comportamento desastrado depois dos seis anos, letra muito feia, dificuldade para usar talheres ou amarrar sapatos.
Como identificar: jogar baralho, dar as cartas para a criança embaralhar ou distribuir.
- Discalculia
O que é: dificuldade para identificar e manipular números.
Sintomas: não entender a diferença entre os números e não identificar o maior e o menor (percebida após a 3ª série).
Como identificar: usar jogos de tabuleiro, com casas que misturam números e posições.
- Disartria
O que é: dificuldades na fala.
Sintomas: fala lenta e arrastada.
Como identificar: pelo próprio som da criança falando.
O que fazer com uma criança que tem muita dificuldade de ler palavras com r intercalado? Este aluno cursa o quinto ano. È uma uma criança normal.
Sônia,
Sugerimos a consulta com um profissional especializado, para melhor diagnóstico e tratamento da criança.
ola meu nome Edilene tenho 20 anos ,quando eu era pequena eu tinha dificuldade de ler e escreve, os meu pois nunca si portarão com isso ,eu consigui aprende a ler, mais ate hoje eu tenho dificuldade de escreve , esse problema tem me impedido de fazer um faculdade. eu não sei se eu tenho problema de aprendizado.o que eu posso fazer?
Edilene,
Talvez você tenha se identificado com algum dos transtornos que apresentamos em nosso artigo. Sugerimos que procure um profissional especializado para que possa lhe dar mais informações e fechar um diagnóstico.
muito bom seu artigo leornado, curso pedagogia e vejo como as crianças que tem dificuldade, transtorno ou algum distúrbio de aprendizagem sofrem com a discriminação e a dificuldade de aprendizagem, este artigo me ajudou muito, pois esto estudando para uma prova daquelas para segunda, valeu!!
que profissional devo procurar? Tenho um filho de oito anos e não sei o que fazer para ajuda-lo.
Karen,
Procure um psicopedagogo que poderá lhe ajudar a resolver o problema com seu filho.
Fui chamada na escola q meu filho estuda,ele tem sete anos,a pro queria justamente me falar que ele nao consegue acompanhar os colegas,que esta fraco e eu fiquei muito procupada,nao sei o que fazer eu acho meu filho tao inteligente…gostaria de ajuda-lo.
Ana,
Siga as orientações do setor pedagógico da escola, onde estão as pessoas mais indicadas para ajudar seu filho.
Meu filho tem 10 anos e ta cursando o 1 ano pela quarta vez e nao consegue aprender a ler ja fiz de td e nao sei mas oq fazer,mas em matematica ele é muito bom,no pc ele meche em td,mas nao aprende a ler isso tem me deixado muito mal,me de uma soluçao?
Uma equipe multidisciplinar ideal para tratar casos de transtorno de aprendizagem deve ser formada por psicopedagogos, psicólogos e psicomotricistas. O exercício físico pode ajudar muito nos transtornos de aprendizagem de crianças em idade de alfabetização. A simples prática de exercícios no dia a dia já pode ajudar na melhoria dos quadros da maioria dos transtornos.
Meu filho tem 10 anos, tem Déficit de Atenção, toma Ritalina, escitalopram, vai em psicopedagoga, em neurologista, já foi em psicóloga, é bastante inteligente porém nada nem ninguem consegue fazê-lo copiar matéria, tem um desinteresse total, ele é bastante lento na escrita, porém sua falta de interesse é o que me preocupa a mto tempo, a psicologa falou que isso é com a psicopedagoga mas ninguem está conseguindo ajudá-lo o que fazer? não sei mais….
Andréia,
Realmente, a pessoa mais indicada para ajudar seu filho é um psicopedagogo. Sugiro que tente outro profissional fora da escola dele para ver se consegue resolver o problema.
OLÁ…
Minha filha foi diagnosticada como dislexia e o neuro como a piscologa me mandaram procurar apenas uma piscopedagoga pois, avaliaram q essa profissional seria suficiante para ajuda-la. Tendo em vista q, foram 2 anos de Tendimento multidiciplinar com vários prfissionais da saúde e educação.
Mas em 6 messes não ví resultado algum, ela tem 8 anos e não é alfabetizada, não escreve nada é monosílabica faz uma leitura simples mas não interpreta nada do que leu.
O q mais posso fazer ou é assim mesmo?
Obrigada.
Olá um aluno meu foi diagnosticado com outros transtornos do desenvolvimento das habilidades escolares cid 81.8. O que significa este transtorno, o que afeta e o que devo trabalhar para ajuda-lo?
tenho uma filha de 12 anos e ela tem muita dificuldade de ler e escrever erra muito e tem dificuldade de intendimento .qual especialista voce indicaria
Oi bom dia? Queria saber se um aluno que não consegue copiar a matéria ou Wye copiar Ma s com muita lentidão e empaca na entrada da sala de aula e chora muito por ir mal nas provas e ou simplesmente pro não querer ficar na sala pode Ser dificuldades de aprendizagem?
Pois sou assim e tenho um monitor que trabalha comigo na sala justamente por não conseguir acompanhar minha turma e também me dá aula particular em casa.Demoro bastante pra copiar ou quando não consigo pego caderno de Colegas pra copiar.não consigo interagir e socializar com a turma e chego a sair da sala pois fico nervosa, choro.Estou fazendo acompanhamento com Psicóloga, educadora especial e também com o monitor que também é meu professor particular em casa.
Curso segundo semestre de biologia da faculdade.