Mais um Natal se aproxima, depois Reveillón e o sinônimo disso: comer! As festas de final de ano no trabalho, com os amigos, o Natal em família… As pessoas passam por esse período com um peso na consciência por terem exagerado nos quitutes de fim de ano, mas acredite: o problema não é o que você come entre o Natal e o Ano Novo, o problema é o que você come entre o Ano Novo e o Natal! Levar uma vida mais regrada, inclusive com uma alimentação mais balanceada, deixará você mais à vontade para curtir, sem remorosos a festa de fim de ano.
Por isso preparamos um pequeno guia para o antes, durante e depois das festas de fim de ano:
Antes das Festas
- Fazer as compras de Natal pode mudar radicalmente seus hábitos de vida durante alguns dias. Para que isso não aconteça, tenha sempre às mãos uma barrinha de cereal ou alguma coisa similar e uma garrafinha de água ou suco para o caso de ter que ficar na rua durante um longo período de tempo e não cair na tentação de se esbaldar com fast foods.
- Se você segue um planejamento alimentar, procure mantê-lo mesmo quando estiver na rua e prefira locais com comida a quilo, onde você pode escolher o que comer. Escolha a saúde, ok?
- Festa de fim de ano não é motivo para abandonar sua rotina de exercícios. Mantenha sua rotina, e se tiver dificuldades, diminua a frequência à academia ou o número de séries do seu programa. Mas não deixe de frequentá-la!
- As confraternizações são um convite à gula! Tente fazer uma leve refeição saudável antes delas. Assim, você minimiza a fome e, com certeza,vai ingerir menos guloseimas durante as comemorações. Alguns suplementos também causam uma sensação de saciedade e podem ajudar você nesse momento.
Durante as Festas
- Hidrate-se sempre. Isso será um paliativo para o excessivo calor dessa época e para a maior quantidade de álcool que você possa ingerir. Modere o consumo de álcool! E, se beber, não dirija!
- Castanhas, nozes e similares têm um alto valor calórico. Modere seu consumo.
- Chester e peru têm menos calorias do que o tender e o pernil. Tente substituir a farofa com bacon por outro tipo (com vegetais, ovos ou sem nada).
- Saladas são uma boa pedida para essas festas. Prepare molhos diferentes e escolha verduras e vegetais de diferentes cores.
- Você pode provar todos os doces que estiverem na mesa, mas prove apenas um pequeno pedaço deles. Isso vale também para o panetone!
- Modere o consumo de gorduras e evite carboidratos em excesso ao longo do dia. Faça um acompanhamento com legumes e vegetais para minimizar a absorção das gorduras.
- Rabanadas: 250 calorias por fatia! Precisa falar para moderar o consumo?
- Abuse das frutas!
Depois das Festas
- Hidratação! Principalmente se o consumo de álcool tiver sido excessivo.
- Um dia apenas com chás, sucos, saladas e sopas ajudam a desintoxicar o organismo.
- A refeição do dia seguinte pode, também, ser um combinado do que sobrou da véspera: experimente misturar o chester com arroz e levá-lo ao forno.
- Volte logo à sua rotina alimentar e de exercícios físicos!
Se você se preparou durante todo o ano – uma dieta balanceada e atividade física regular, os efeitos das festas de fim de ano serão bem menores. Pense nisso para mudar seus hábitos no próximo ano!
Para ter um guia de alimentação saudável veja este e-book sobre Nutrição Esportiva e para seguir um programa de atividades físicas orientadas, veja essa postagem.