Uma decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ) deu ganho de causa ao Sindicato dos Atletas Profissionais de São Paulo dizendo que ex-jogadores que atuam como treinadores e monitores de futebol não precisam ter diploma de Educação Física nem inscrição nos conselhos regionais da categoria. Ainda cabe recurso, mas essa decisão é a que está valendo a partir de agora. O Conselho Regional de Educação Física de São Paulo (CREF 4) teve recurso negado onde se pleiteava a necessidade da inscrição e a graduação para técnicos que atuem a partir da sanção da Lei 9696/98.
Na avaliação do ministro Humberto Martins, relator do caso no STJ, a lei sobre os conselhos não lista explicitamente os treinadores de futebol como profissionais de Educação Física. Além disso, uma legislação de 1993 que especifica as relações de trabalho do treinador de futebol diz que o exercício da profissão “ficará assegurado, preferencialmente,” a quem tiver diploma ou já tiver experiência.
Qual a sua opinião sobre o assunto? Treinadores de futebol precisam ser formados em Educação Física e ter registro no respectivo CREF?
APESAR DE QUE O CREF NAO AGIR COM ETICA EM FORNECER CEDULA DE IDENTIDADE PROFISSIONAL A PESSOAS NÃO FORMADAS COMO PROVISIONADO PELO RESTO DA VIDA ,E SEM FACULDADE ALGUMA, ISSO SO ACONTECE NA NOSSA PROFISSAO…QUE E UMA PALHAÇADA E VEM FALAR DE ETICA NA PROFISSAO DE EDUCACDOR FISICO….E MAIS ABSURDO AINDA CREDITAR A EX JOGADORES O TITULO DE PROFESSORES ,SENDO QUE ALGUNS MAL SABEM FALAR….SEM CONHECER PEDAGOGIA….FISIOLOGIA….ANATOMIA…..DIDATICA….E 4 ANOS DE ESTUDO E DEDICAÇAO P ATENDER BEM A POPULAÇAO….ISSO E UM ABSURDO…JA ESTAMOS DESMORALIZADOS COM O CREF E AGORA COM ESSA LIBERAÇAO ABSURDA PELO CONGRESSO……….BRASIL TERRA DE ABSURDOS E CREF SEM ETICA….
luiz antonio vc é um ignorante porque os ex jogadores profissionais passaram por grandes treinadors de futebol que fez o cref porem os mesmos tem mais estudo do que vc seu ignorante
Ensinar teoricamente TODOS podem agora ensinar na prática so quem tem o dom . Talvez seja esse o motivo da preocupação de vocês . Sao áreas diferente é uma completa a outra não sei pq toda essa preocupação do CREF mais já perderam em todas as instâncias.
Absurdo é querer que técnicos de futebol sejam formados em preparação física ai sim é pra acabar…E quem não gosta de educação física?Gosta do futebol e não da preparação?Penso que são áreas diferentes o treinador não precisa saber quanto o atleta corre e sim o que ele rende tecnicamente dentro de campo.Penso que a parte física do atleta deveria ser orientada e cuidada por um profissional de educação física.O que diferencia do técnico de futebol é que ele não ficará com um cronômetro marcando o tempo que o atleta faz para passar uma bola,finalizar,cabecear e chutar.Uma coisa é uma coisa outra coisa é outra coisa. É o que penso não faço e nem vou fazer educação física pq não gosto.
e ae qual e a verdadeira historia ex atleta precisa ou nao do cref tenho uma escolinha ha 7 anos nunca tive problemas mas goataria de saber alguem mande uma resposta no meu email
Fui atleta de futsal federado na federação de futebol de salão do estado do Rio de janeiro, e fui trenador da federação,da associação de futebol de salão,e da liga independente de futsal, dou treino em escolinha há mais de trinta anos, tenho que me registrar no CREF.
Vou ser bem cinsero não c forma treinador em sala de aula! Digo isso por experiência própria pelo q já Vivi e vi,fui jogador profissional por quase 20 anos,e como treinador ja trabalhei com preparadores físicos com cref q estudou por anos q em campo tive que ensinar.como o nosso amigo falou lá encima,de jogadores q não sabem nem falar eu concordo mas eu t garanto que dentro das quatro linhas eles t dão aula de tática, preparação física etc.esses atletas passaram suas vidas fazendo isso.