O mercado de franquias cresce a cada dia no Brasil e acabou chegando também, ao mercado de personal trainers. Diante disso e da possibilidade de empreender nessa área, o site do UOL Empreendedorismo entrou em contato comigo para saber minha opinião sobre o assunto. Para aprofundar mais o tema, resolvi escrever esse texto para que os personal trainers tomem a melhor decisão para suas carreiras.
O que é uma franquia?
Segundo o SEBRAE, é uma modalidade de negócio comercial, em franca expansão no Brasil e no exterior, envolvendo a distribuição de produtos ou serviços, mediante condições estabelecidas em contrato, entre franqueador e franqueado e envolve a concessão e a transferência de: marca, tecnologia, consultoria operacional, produtos ou serviços.
O mercado fitness já possui uma série de franquias, mas sempre voltadas para as academias, ou seja, os princípios básicos são tratados e comercializados com a pessoa jurídica, ficando a cargo do professor apenas a atuação dentro do serviço franqueado. O mercado fitness por si só e, também, o mercado de personal trainers ainda engatinham na área da profissionalização, quando comparados a grandes corporações. Sendo assim, a própria criação de uma franquia para comercialização já mostra uma veia empreendedora do criador da marca e talvez a mais famosa delas seja a que foi apresentada na reportagem do UOL Empreendedorismo.
Franquia para personal trainers
O modelo é excelente para quem não tem uma visão empreendedora a ponto de desenvolver seu próprio modelo de trabalho. O investimento é relativamente baixo, quando comparado ao próprio investimento que você faria para adquirir material de trabalho e divulgar sua atividade. As empresas apresentam, inclusive, um comparativo do que seria o seu trabalho com e sem a franquia.
Entretanto, se você é uma pessoa empreendedora, com visão de futuro e de negócios e se capacitou tecnicamente para gerir o seu trabalho, não há o que temer: você será um personal trainer de sucesso! Com um bom planejamento estratégico, o céu é o limite! E não se esqueça: sua rede de contatos é a principal arma para você crescer nesse mercado!