O Brasil manteve, após o 4º dia de competições dos Jogos Panamericanos de Guadalajara, a hegemonia do 2º lugar geral no quadro de medalhas. Neste dia foram mais nove medalhas conquistadas (1 de ouro, 4 de prata e 4 de bronze).
O episódio da touca do nadador Leonardo de Deus poderia ter sido evitado se ele tivesse seguido os avisos espalhados por toda a Vila Panamericana: os logotipos de patrocinadores teriam que ter medidas padrão de acordo com a organização do evento, além de não serem permitidos patrocinadores individuais e de equipes expostos sem critério. No Tae Kwon Do, visivelmente sem condições físicas para competir, a atleta Natália Falavigna ainda assim fez uma luta equilibrada e perdeu apenas no golden score. Sua meta agora são as Olimpíadas de 2012 em Londres. A equipe masculina de ginástica de trampolim – e também todos os brasileiros – levou um susto durante a apresentação de Carlos Ramirez: em sua manobra final de sua apresentação, ele caiu de uma altura de cerca de 4,5m fora do trampolim. Apesar disso, o atleta não sofreu consequências mais graves. As atletas da seleção brasileira de futebol feminino fizeram bonito na estreia contra a Argentina e ainda homenagearam o jogador Ronaldinho Gaúcho com a coreografia “Parado na esquina”. Na ginástica rítmica, o Brasil já superou número de medalhas conquistadas no Pan 2007. Um acidente sem maiores consequências envolveu as embarcação dos brasileiros Thiago Gomes e Ronaldo Vargas no remo e causou o adiamento de uma prova por alguns minutos.
Os problemas continuam durante as provas, principalmente com relação à insatisfação com a arbitragem e o equipamento de cronometragem das competições que chegou a aparar as provas de natação deste dia durante alguns momentos. A transmissão exclusiva dos jogos no Brasil também tem desejado muito a desejar. A TV Record foca nas principais competições e reprises e deixa de lado os momentos de conquistas de medalhas dos atletas brasileiros. A empresa tinha tudo para fazer uma transmissão de primeira, mas tem escorregado, provavelmente, na falta de experiência na transmissão de grandes eventos ao vivo.
No dia 19 de outubro, 5º dia de competições, o Brasil participa do tiro esportivo, squash, natação, handebol feminino, nado sincronizado, hipismo e futebol masculino.
Confira as principais participações do Brasil nas modalidades nesse 4º dia de competições:
- Badminton: O brasileiro Daniel Paiola foi derrotado na semifinal do masculino individual e garantiu a medalha de bronze para o Brasil.
- Ciclismo de pista: O atleta Flávio Cipriano ainda tem chance de disputar medalhas na competição.
- Ginástica Ritmica: A atleta Angelica Kvieczynski conquistou a medalha de prata na disputa individual da ginástica rítmica. No conjunto com dois arcos e três fitas a equipe brasileira conquistou a medalha de ouro.
- Ginástica de Trampolim: Rafael Andrade conquistou a medalha de prata na modalidade.
- Handebol: a equipe masculian venceu a Venezuela por 37 x 15 e garantiu vaga antecipada nas semifinais da competição.
- Natação: mais um dia de muitas medalhas na competição. Joanna Maranhão conquistou a medalha de bronze nos 200m medley. Thiago Pereira também conquistou a medalha de bronze nos 200m peito. A equipe feminina formada por Joanna Maranhão, Jéssica Cavalheiro, Manuella Lyrio e Tatiana Barbosa conquistou a medalha de prata no revezamento 4 x 200m livre.
- Remo: João Borges Jr. e Alexis Mestre conquistaram a medalha de prata na categoria dois sem masculino.
- Tae Kwon Do: o Brasil não teve um bom desempenho neste dia de competições e não trouxe nenhuma medalha.
- Tênis de mesa: os atletas que competiram individualmente avançaram para as próximas fases da competição. A grande esperança é Hugo Hoyama.
- Tênis: O atleta Ricardo Mello estreou com vitória e passou para a segunda rodada em Guadalajara.
- Vela: o Brasil teve um excelente desempenho nas regatas desse dia e a competição segue nos próximos dias também com esperança de medalhas.
- Vôlei de Praia: A dupla Alison e Emanuel foi derrotada pela dupla cubana e ainda têm um jogo pela frente neste 5º dia de competições. Larissa e Juliana, já classificadas, também venceram as cubanas.
- Tiro esportivo: Júlio Almeida conquistou sua segunda medalha de bronze, na modalidade pistola livre 50m.
- Nado sincronizado: as atletas Lara Teixeira e Nayara Figueira terminaram em 3º lugar nas apresentações da rotina técnica. No próximo dia 20 de outubro, após as apresentações da rotina livre, será definido o pódio da modalidade.
Quadro de medalhas após o 4º dia de competições: