Jogos Panamericanos 2011O Brasil manteve, após o 4º dia de competições dos Jogos Panamericanos de Guadalajara, a hegemonia do 2º lugar geral no quadro de medalhas. Neste dia foram mais nove medalhas conquistadas (1 de ouro, 4 de prata e 4 de bronze).

O episódio da touca do nadador Leonardo de Deus poderia ter sido evitado se ele tivesse seguido os avisos espalhados por toda a Vila Panamericana: os logotipos de patrocinadores teriam que ter medidas padrão de acordo com a organização do evento, além de não serem permitidos patrocinadores individuais e de equipes expostos sem critério. No Tae Kwon Do, visivelmente sem condições físicas para competir, a atleta Natália Falavigna ainda assim fez uma luta equilibrada e perdeu apenas no golden score. Sua meta agora são as Olimpíadas de 2012 em Londres. A equipe masculina de ginástica de trampolim – e também todos os brasileiros – levou um susto durante a apresentação de Carlos Ramirez: em sua manobra final de sua apresentação, ele caiu de uma altura de cerca de 4,5m fora do trampolim. Apesar disso, o atleta não sofreu consequências mais graves. As atletas da seleção brasileira de futebol feminino fizeram bonito na estreia contra a Argentina e ainda homenagearam o jogador Ronaldinho Gaúcho com a coreografia “Parado na esquina”. Na ginástica rítmica, o Brasil já superou número de medalhas conquistadas no Pan 2007. Um acidente sem maiores consequências envolveu as embarcação dos brasileiros Thiago Gomes e Ronaldo Vargas no remo e causou o adiamento de uma prova por alguns minutos.

Os problemas continuam durante as provas, principalmente com relação à insatisfação com a arbitragem e o equipamento de cronometragem das competições que chegou a aparar as provas de natação deste dia durante alguns momentos. A transmissão exclusiva dos jogos no Brasil também tem desejado muito a desejar. A TV Record foca nas principais competições e reprises e deixa de lado os momentos de conquistas de medalhas dos atletas brasileiros. A empresa tinha tudo para fazer uma transmissão de primeira, mas tem escorregado, provavelmente, na falta de experiência na transmissão de grandes eventos ao vivo.

No dia 19 de outubro, 5º dia de competições, o Brasil participa do tiro esportivo, squash, natação, handebol feminino, nado sincronizado, hipismo e futebol masculino.

Confira as principais participações do Brasil nas modalidades nesse 4º dia de competições: