Jogos Panamericanos 2011É inegável a hegemonia norte-americana no quadro de medalhas dos Jogos Panamericanos de Guadalajara, mas o Brasil ainda mantém 2º lugar geral, tendo conquistado 6 medalhas no 5º dia de competição (2 de ouro, 2 de prata e 2 de bronze) e a delegação brasileira segue a competição com muito mais chances de medalhas.

A atleta brasileira Ana Luiza Mello, que compete no tiro esportivo, quebrou o recorde panamericano da prova de pistola 25m e conquistou a medalha de ouro. O nadador Thiago Pereira igualou o número de medalhas de ouro de Hugo Hoyama e os dois se destacam como recordistas de medalhas panamericanas pelo Brasil.

O trânsito na cidade de Guadalajara anda muito complicado para as pessoas que estão na cidade: são quase 200km de faixas exclusivas e preferenciais apenas para atletas e organização. Um desafio para o Brasil e para o Rio de Janeiro, já que uma competição do porte dos Jogos Panamericanos é menor que o das Olimpíadas e a população de Guadalajara é de cerca de 1,6 milhão de habitantes contra 6,3 milhões no Rio de Janeiro e uma frota de carros de 2 milhões no Rio de Janeiro contra 800.000 em todo o México!

No dia 20 de outubro, 6º dia de competições, o Brasil participa do tiro esportivo (classificatória), tiro com arco (1ª eliminatória), esqui aquático (classificatória), tênis de mesa (quartas de final), natação (classificatórias), ciclismo pista (classificatórias e final), luta greco-romana (quartas de final), squash (quartas de final), tênis (quartas de final e semifinal), vôlei de praia (quartas de final e semifinal),  handebol masculino, nado sincronizado (final), vôlei feminino (final), futebol feminino.

Confira as principais participações do Brasil nas modalidades nesse 5º dia de competições: