Confira aqui a nova data do treinamento para o teste físico dos Correios

Os Correios publicaram a lista de classificados na prova objetiva para o concurso 2011. O próximo passo é o exame físico e os testes a serem realizados são: barra fixa, corrida de 12 minutos e dinamometria. Confira o passo-a-passo dos testes, retirado do site Concursos no Brasil

13 DA AVALIAÇÃO DA CAPACIDADE FÍSICA LABORAL (somente para a Atividade 2: Carteiro e para a Atividade 3: Operador de Triagem e Transbordo)

13.1 Serão convocados(as) para a Avaliação da Capacidade Física Laboral todos(as) os(as) aprovados(as) na prova objetiva de acordo com o subitem 10.5.

13.2 Os testes de Avaliação da Capacidade Física Laboral serão aplicados para os(as) candidatos(as) aprovados(as) na prova objetiva e convocados(as) por telegrama ou carta, consistindo em 3 (três) etapas subsequentes, de caráter eliminatório, na seguinte ordem:

I – Teste de Barra Fixa;

II – Teste de Corrida de Doze Minutos; e

III – Testes de Dinamometria.

13.2.1 Serão convocados(as) para realização da Avaliação da Capacidade Física Laboral os(as) candidatos(as) aprovados(as) na prova objetiva, de acordo com item 9.5, no limite máximo definido no Anexo V.

13.2.2 Na Localidade-base em que a seleção é para formação de cadastro serão convocados(as) o número máximo de 10 candidatos(as).

13.3 O(A) candidato(a) deverá comparecer para realização da avaliação da capacidade física laboral com roupa apropriada para a prática de atividade física.

13.3 TESTE DE BARRA FIXA

13.3.1 MASCULINO

13.3.1.1 O teste de barra fixa para os homens obedecerá aos seguintes critérios:

I – ao comando “em posição”, o candidato deverá dependurar-se na barra, com pegada livre (pronação ou supinação) e braços estendidos, podendo receber ajuda para atingir essa posição, devendo manter o corpo na vertical e sem contato com o solo;

II – ao comando “iniciar”, o candidato flexionará simultaneamente os cotovelos até o queixo ultrapassar a parte superior da barra. Em seguida, estenderá novamente os cotovelos até a posição inicial.

13.3.1.2 A contagem das execuções corretas levará em consideração as seguintes observações:

a) o movimento só será considerado completo após a total extensão dos cotovelos;

b) a não extensão total dos cotovelos, antes do início de uma nova execução, será considerada um movimento incorreto, o qual não será computado no desempenho do candidato.

13.3.1.3 Não será permitido ao candidato:

I – tocar com o(s) pé(s) no solo ou em qualquer parte de sustentação da barra após o início das execuções, sendo, no entanto, permitida a flexão das pernas;

II – receber qualquer tipo de ajuda física;

III – utilizar luva(s) ou qualquer material para proteção das mãos; IV – apoiar o queixo na barra.

13.3.1.4 O candidato deverá realizar, no mínimo, 3 (três) flexões completas para ser considerado APTO. A não execução de pelo menos 3 (três) flexões válidas eliminará o candidato. Àquele que não atingir a performance exigida na primeira tentativa, será concedida uma segunda tentativa, após 5(cinco) minutos da realização da primeira, podendo reverter a sua situação inicial.

13.3.2 FEMININO

13.3.2.1 O teste de barra fixa para as mulheres obedecerá aos seguintes critérios:

I – ao comando “em posição”, a candidata deverá dependurar-se na barra, com pegada livre (pronação ou supinação), mantendo os braços flexionados e o queixo acima da parte superior da barra, podendo receber ajuda para atingir esta posição;

II – ao comando “iniciar”, depois de tomada a posição inicial pela candidata, o fiscal da prova inicia imediatamente a cronometragem do tempo, devendo a candidata permanecer na posição, no mínimo, 10 (dez) segundos, sendo que o fiscal avisará o tempo decorrido na execução.

13.3.2.2 Durante a realização desse teste não será permitido:

I – receber qualquer tipo de ajuda física após a tomada da posição inicial; II – utilizar luva(s) ou qualquer outro artifício para proteção das mãos;

III – ceder à sustentação, deixando o queixo ficar abaixo da parte superior da barra; e

IV – apoiar o queixo na barra.

13.3.2.3 A candidata que mantiver a suspensão por, no mínimo, 10 (dez) segundos será considerada APTA. Àquela que não atingir a performance exigida na primeira tentativa, será concedida uma segunda tentativa, após 5(cinco) minutos da realização da primeira, podendo reverter a sua situação inicial.

13.4 TESTE DE CORRIDA DE DOZE MINUTOS

13.4.1 Ao comando da banca examinadora, o(a) candidato(a) deverá no tempo de 12 (doze) minutos, deslocar-se em qualquer ritmo, correndo ou caminhando, podendo, inclusive, parar e depois prosseguir.

13.4.2 Para os homens, será considerado APTO aquele que, em 12 (doze) minutos, percorrer a distância mínima de 2.200 metros. Para as mulheres, a distância mínima percorrida para aprovação será de 1.800 metros, em igual tempo.

13.4.3 Não será permitido:

I – uma vez iniciado o teste, abandonar a pista antes de ser liberado pela banca;

II – deslocar-se, no sentido progressivo ou regressivo da marcação da pista, finalizados os 12 (doze) minutos, sem liberação da banca; III – dar ou receber qualquer tipo de ajuda física;

IV – repetir o teste.

13.5 TESTE DE DINAMOMETRIA (Força Muscular)

13.5.1 Esse teste será realizado após 2 horas do término da realização do teste de corrida de 12 (doze) minutos.

13.5.2 O teste de dinamometria constará de exames com a seguinte aparelhagem:

a) Manual: capacidade de carga= 50 Kgf

b) Dorsal: capacidade de carga= 200 Kgf

c) Escapular: capacidade de carga= 50 Kgf

13.5.3 As manobras de força deverão ser realizadas em séries de três tentativas por aparelho. O resultado a ser considerado será aquele de maior valor e o(a) candidato(a) será considerado(a) APTO(A) ou INAPTO(A).

13.5.4 O teste obedecerá aos seguintes critérios de avaliação:

a) Dinamometria Manual – desempenho mínimo para aprovação:

Masculino: 35 Kgf

Feminino: 30 Kgf

b) Dinamometria Escapular – desempenho mínimo para aprovação:

Masculino: 30 Kgf

Feminino: 25 Kgf

c) Dinamometria Dorsal – desempenho mínimo para aprovação:

Masculino: 90 Kgf

Feminino: 80 Kgf

13.5.4.1 TESTE DE DINAMOMETRIA MANUAL

13.5.4.1.1 Os procedimentos para a execução do Teste de Dinamometria Manual obedecerão aos aspectos a seguir:

a) O(A) candidato(a) deverá posicionar-se em pé, com afastamento lateral das pernas, os braços ao longo do corpo, o punho e antebraço em posição de pronação, segurando o dinamômetro na linha do antebraço;

b) Na posição indicada, o(a) candidato(a) deverá realizar a maior tensão possível de flexão dos dedos, com a preensão da barra móvel do dinamômetro entre os dedos e a base do polegar;

c) Não será permitida nenhuma movimentação do cotovelo e punho.

13.5.4.1.2 O(A) candidato(a) terá 3 (três) tentativas sendo estas de contração máxima e que devem ser realizadas de forma alternada, em cada uma das mãos, tendo como resultado a soma de ambas as mãos.

13.5.4.2 TESTE DE DINAMOMETRIA DORSAL

11.5.4.2.1 O(A) candidato(a) posicionar-se-á em pé sobre a plataforma do dinamômetro, deixando os joelhos completamente estendidos, o tronco levemente flexionado à frente formando um ângulo de aproximadamente 120 graus e a cabeça acompanhando o prolongamento do tronco com o olhar fixo à frente. A posição das mãos, quando segurar na alavanca do dinamômetro, deverá ser uma palmar e a outra dorsal.

13.5.4.2.2 Quando o(a) candidato(a) atingir esta posição, o professor de educação física solicitará que ele(a) aplique a maior força muscular possível nos músculos da região lombar, deixando-a ereta.

13.5.4.2.3 Não é permitido ao(à) candidato(a) inclinar-se para trás ou realizar qualquer movimento adicional com as pernas e com os braços, como flexão dos joelhos e/ou dos cotovelos, durante a realização das ações musculares de tração lombar.

13.5.4.2.4 O(A) candidato(a) terá três tentativas com descanso de 5 (cinco) minutos entre as execuções.

13.5.4.3. TESTE DE DINAMOMETRIA ESCAPULAR

13.5.4.3.1 O(A) candidato(a) posicionar-se-á em pé, com os pés afastados, tronco em posição anatômica, cabeça direcionada para frente, fixando o dinamômetro com as duas mãos ao mesmo tempo e os ombros abduzidos formando um ângulo de 90 graus. Ao segurar o dinamômetro, apoiar com todos os dedos, inclusive o polegar.

13.5.4.3.2 Quando o(a) candidato(a) atingir essa posição será solicitado que execute o movimento em explosão.

13.5.4.3.3 Não será permitido movimentar o corpo tirando os pés da posição inicial ou deixar cair os ombros saindo do ângulo de 90 graus. Esses movimentos dificultam a execução do teste.

13.5.4.3.4 O(A) candidato(a) terá três tentativas com descanso de 5 (cinco) minutos entre as execuções

 

Quer orientações sobre os testes físicos e participar de um treinamento específico sobre eles? Clique aqui e conheça o programa de Treinamento para testes físicos dos Correios promovido pelo Centro de Avaliação Física e Treinamento