Esse é o novo verbo que já virou febre nas academias de todo o Brasil! Apesar de um atraso de mais de 5 anos desde o lançamento do programa em outros países, parece que as aulas de Zumba® vieram para ficar. Isso porque a palavra de ordem é somente uma: diversão! Parece que não, mas a maioria das pessoas procura isso quando entram para uma academia – apesar de não saberem como expressar essa vontade.
O que é esse tal de Zumba®?
“É uma aula de dança-ginástica com inspiração latina, que incorpora a música latina e internacional e movimentos de dança, criando um sistema de ginástica dinâmico, excitante, divertido e eficaz”, segundo o próprio manual do programa.
Pois bem, para comprovar isso, prometi e cumpri: fiz minha primeira aula de Zumba® e trago para vocês a experiência emocional e técnica da atividade: em primeiro lugar, as aulas atingem o objetivo proposto: “ginástica disfarçada”, ou seja, exercite-se enquanto se diverte!
Zumba® emagrece?
Treinamento cardiovascular, muscular e alongamento estão presentes nas aulas que misturam ritmos de diversas partes do mundo. E não precisa ter experiência prévia em dança para acompanhar as aulas. Talvez por não ter a obrigação do cognitivo, a aula esteja fazendo tanto sucesso! Você entra, no início “tenta” acompanhar o professor, mas já na primeira aula consegue completar algumas coreografias (eu consegui!). O professor está ali apenas para mostrar o movimento, não faz parte do programa “ensinar” os movimentos. Mas, não se preocupe: o anonimato de estar no meio de tanta gente – acredite, ninguém percebe você – e a repetição dos movimentos logo transformam o que seria uma dificuldade em movimentações muito simples!
Propositalmente, me pesei antes e depois da aula e a diferença foi de 700 gramas a menos depois de uma hora de aula. Mas não se anime! Com certeza tudo foi recuperado depois com a ingestão de líquidos; o emagrecimento provocado pela atividade não é tão rápido assim! Aliás, sobre isso, os praticantes têm relatado progressos no processo de perda de peso e isso pode ser explicado pelo caráter da atividade: a alternância de ritmos rápidos e mais lentos transforma a atividade em um tipo de “treinamento intervalado” e muitas pesquisas mostram que ele é mais eficiente para a perda de peso. Mas são necessárias pesquisas científicas dentro da atividade para que esses argumentos sejam aceitos no meio acadêmico.
Mesmo que você já pratique alguma atividade assim como eu, que corro e faço musculação, é inevitável sentir uma dificuldade inicial, devido ao que se chama especificidade da atividade. Assim, realmente dá pra sair “bufando” e com as pernas “queimando”! E, já no dia seguinte, o corpo dá sinais de lembrança da atividade!
Balanço geral
A atividade é, realmente divertida e dá pra sentir o esforço que se faz durante a aula. Não pratique a atividade pensando em perder calorias; divirta-se que você logo verá resultados! O fator mais importante na escolha de um exercício para você praticar é gostar da atividade! Experimente o Zumba® e, se gostar, continue praticando!
Para terminar, gostaria de pontuar algumas réplicas ao pessoal que interagiu com a minha postagem no Facebook (necessário ter uma conta na rede social):
- Os alunos são reflexo do professor: se o professor é empolgado e participa da aula, os alunos o seguirão e a aula será um sucesso; o contrário também é verdadeiro! Procure uma academia com professores empolgados e realmente motivados!
- Você pode até fazer as aulas em casa, mas, com certeza, não é tão divertido quanto fazer uma aula em grupo em uma academia ou clube!
- Repetindo: não escolha sua atividade porque os outros dizem que é boa. Experimente e faça o que você se sentir mais à vontade. Só assim o exercício rende e os resultados aparecem!
E você, já fez uma aula de Zumba®? Como foi a experiência?