Diz-se que contatos, credibilidade e competência são os fatores mais importantes se você está tentando achar o emprego ideal. São conhecidos como os 3 C’s.

Para começar, uma boa rede de contatos ajuda na hora de se conseguir um emprego. A melhor forma de se formar uma boa rede é participar de eventos em sua área de atuação, além de fazer parte de diversas redes sociais. Fazer parte de associações de classe também é um bom caminho para se conhecer novas pessoas. Muitas oportunidades de emprego não são divulgadas e as pessoas são recrutadas através do boca a boca. Nesse ponto, é importante que você esteja sempre em contato com as pessoas de sua rede e elas saibam que você precisa de um emprego.

Seu caráter e sua reputação – tanto on-line quanto off-line – podem afetar sua credibilidade. Sua conduta pessoal não pode ser diferente da sua conduta profissional e seus valores devem estar alinhados com as empresas que estejam recrutando. Além disso, sua credibilidade poderá afetar o grau de confiabilidade das pessoas e são elas que podem te indicar para algum emprego.

A competência tem a ver com as qualidades técnicas do profissional e isso pode ser comprovado com funções desempenhadas anteriormente. Para melhorar nesse nível, o melhor caminho é se atualizar constantemente em cursos e congressos.

Alinhando esses 3 C’s, é provável que você esteja em uma posição extremamente confortável para conseguir um bom emprego, portanto, comece logo a desenvolver esses fatores!