Nos esportes de combate, muitos atletas voluntariamente tentam diminuir seu peso corporal para competir em categorias onde, teoricamente, teriam mais vantagem competitiva. A maioria deles segue dietas orientadas por seus treinadores ou por outros lutadores.

perda-de-peso-em-lutadoresAlém disso, utilizam-se de métodos agressivos como restrição alimentar, desidratação, vômitos, diuréticos e exercício em ambientes quentes para conseguir diminuir o peso corporal. Alguns lutadores chegam a perder 5% do peso corporal no período de 24 a 48 horas. podendo chegar a até 12% de perda.

Essas práticas podem ter um impacto negativo nas funções cardiovascular, renal e hormonal, na regulação térmica, no balanço eletrolítico e na composição corporal, podendo levar à morte, como aconteceu com o lutador Leandro Feijão em setembro de 2013, levantando-se uma discussão sobre os perigos da desidratação para o emagrecimento rápido em lutadores.

O melhor mesmo, é ter um treinamento adequado que garanta vantagem competitiva sem a necessidade de se recorrer a essas práticas para a perda de peso.

Veja aqui artigos científicos sobre perda de peso em lutadores.