Essa é a pergunta que todas as pessoas que querem emagrecer fazem constantemente. Diversos programas de emagrecimento estão disponíveis para o público em geral, seja através de livros, pela internet ou através de orientação profissional. Eles trazem dietas estruturadas e recomendações de mudança de estilo de vida, representando, atualmente, uma indústria multibilionária.
Os debates que discutem o mérito dessas dietas são acompanhados de diversas propagandas que tentam mostrar qual composição é melhor, uma dieta com poucos carboidratos (low carb) ou com pouca gordura (low fat), por exemplo, além dos benefícios da mudança do estilo de vida. As dietas low carb podem levar a uma perda de peso por conta de um consumo maior de proteína, que pode levar a uma maior saciedade do que a ingestão de carboidratos e gorduras.
Apesar de mecanismos biológicos conseguirem explicar porque algumas dietas são melhores que outras, estudos recentes comprovam que a maioria das dietas são igualmente eficazes, bem diferente do que se divulga nas propagandas.
Assim, através de uma meta-análise, um estudo avaliou a relativa eficácia de diferentes dietas populares para a perda de peso e chegou a algumas conclusões interessantes.