Brasil, país do futebol. Brasil, país do futebol? Não! Brasil, país do esporte!
Somos uma verdadeira potência olímpica: 4º país em conquista de medalhas panamericanas, atrás de Estados Unidos, Cuba e Canadá, países sem tradição na prática de esportes. Nós temos tradição! Somos um povo jovial, simpático e com alegria de viver! Um povo que pratica atividades físicas todo dia, que busca mais saúde, mais corpo, mais viver. Os outros buscam recordes! Somos o país do esporte em busca de novos recordes e logo estaremos lá! Mais de mil medalhas em Jogos Panamericanos nos dão a certeza disso! Somos potência esportiva das Américas e nossa imagem percorre todo o mundo. Natação, ginástica, vôlei, judô, atletismo, basquete, esportes tradicionais em nosso país e outros nem tão tradicionais como esqui-aquático e patinação são motivos de orgulho e de medalhas para nós!
Brasil, o país do esporte! Mas, que apesar disso, não tem investimentos sérios nas modalidades menos populares, na formação de atletas na base e de centros de treinamentos multifuncionais. O país do esporte que sofre com o descompromisso de nossos políticos e com a falta de estímulo de muitos profissionais.
Nossos atletas são verdadeiros guerreiros, não porque lutam nas arenas esportivas, mas porque lutam diariamente para superar as dificuldades apresentadas no país do esporte.
Nossas crianças – os atletas de amanhã – precisam do país do esporte para crescerem em busca do ideal olímpico, mas também em busca da performance, do recorde e da superação. Isso traz investimentos, visibilidade e progresso. Só precisamos da ordem para honrarmos a legenda de nosso pavilhão nacional! E a ordem só vem com cidadania e a cidadania pode vir através do esporte.
Brasil, o país do esporte que não permite aos atletas viverem do esporte. Que não permite que eles se dediquem de corpo e alma como verdadeiros profissionais para elevar cada vez mais o país a um patamar internacionalmente respeitado. Treinar e trabalhar muitas vezes não combinam!
Mas como todo bom brasileiro, nossos atletas não desistem nunca!
E enquanto tiverem garra, determinação, motivação e nossa torcida, eles sempre serão motivo de orgulho para nós! Que venham as Olimpíadas, que venham outras disputas internacionais e eles estarão lá, impávidos colossos e gigantes pela própria natureza que rege todos os esportes: a superação!