Uma seleção de funcionários mal feita pode acarretar custos extras à administração de sua academia em um curto espaço de tempo. Isso porque, se seu novo funcionário tiver sido contratado baseado apenas nas competências técnicas, pode ser que alguma competência interpessoal dele que não esteja de acordo com à política da empresa apareça em forma de comportamentos que possam prejudicar o relacionamento com os clientes externos e internos e você, mais cedo ou mais tarde, será obrigado a mandá-lo embora.
Talvez você ainda não tenha parado para pensar nesses custos, mas listamos alguns procedimentos que você terá que tomar ao demitir um funcionário e que irão onerar o caixa da empresa. Faça as contas:
- Recrutamento e seleção de novo funcionário: aqui você gasta basicamente o seu tempo, com divulgação da vaga, análise dos currículos recebidos, entrevistas, dentre outros. O tempo que você gasta nesse processo poderia estar sendo utilizado para pensar em novas estratégias para a sua empresa.
- Custos administrativos de contratação.
- Perda de produtividade: aulas canceladas, avaliações e prescrições de programas acumulados podem gerar insatisfação por parte de seus clientes. Quantos deixam a academia por causa disso?
- Treinamento: o tempo que você ou o coordenador investe treinando ou orientando o novo funcionário para o trabalho também poderia estar sendo utilizado em outras atividades.
- Imagem da empresa: uma academia que tem uma alta rotatividade de funcionários acabam não sendo bem vistas pelos clientes e isso pode gerar um “buzz” negativo, prejudicando a captação e a retenção de novos clientes.
- Direitos trabalhistas: o passivo que poderia ficar acumulado durante muito tempo, acaba tendo que ser utilizado para pagar os direitos do funcionário demitido.
- Processos trabalhistas: a probabilidade de você sofrer uma ação trabalhista aumenta.
Agora coloque no papel quanto custa cada item desse para sua empresa e veja se não vale mais a pena fazer uma boa contratação ou treinar seus funcionários em vez de ter essa alta rotatividade de empregados!