O agachamento é um dos exercícios mais completos que existe, com diversas variações utilizadas para várias finalidades. Entender a biomecânica do agachamento é fundamental para se utilizar o exercício corretamente. Dependendo da variação do exercício, a angulação do joelho pode variar de 40 a 140º. Quanto maior a angulação do joelho, mais carga deve ser colocada para se conseguir os benefícios do exercício. Porém, mais carga significa mais compressão nas vértebras com aumento da pressão intradiscal e mais força de compressão na tíbia e na patela. Além disso, requer um grau maior de estabilização do tronco para compensar a força de cisalhamento.
Ainda não está claro, entretanto, se, mesmo com o aumento de carga, o meio agachamento ou o agachamento curto podem prejudicar as articulações mais do que o agachamento profundo. Para tentar tirar essa dúvida, foi feita uma revisão da literatura científica para identificar os potenciais riscos do agachamento nas articulações envolvidas no exercício.
Assinantes PREMIUM têm acesso ao artigo original! [member]Leia o artigo aqui [/member]Quer ter acesso ao artigo completo?
[message_box title=”Conteúdo exclusivo Assinante Premium” color=”red”] Somente o Assinante Premium possui acesso liberado aos artigos científicos dessa página. Se você é cadastrado, faça o login nessa página. Se você não é assinante e quer conhecer esse e outros benefícios, acesse a página Assinatura Premium e junte-se ao time! [/message_box]