A osteoartrite é a patologia articular mais comum que afeta pessoas idosas e de meia idade. Ela é caracterizada por uma degeneração progressiva da cartilagem articular, causando mudanças em estruturas adjacentes. Essas mudanças podem ser acúmulo de líquido, deformação óssea, fraqueza muscular e frouxidão ligamentar. Todas essas alterações podem limitar os movimentos e causar dor e inchaço. Essa condição, especialmente no joelho, é bastante comum e pode ser agravada se a pessoa estiver acima do peso, além de fatores como idade, lesões prévias ou hereditariedade.
Algumas pesquisas pregressas buscaram uma conexão entre a corrida e a osteoartite do joelho, mas os resultados não podem ser aplicados à população em geral porque foram pesquisados corredores homens de elite. Apesar de ser senso comum que correr regularmente pode contribuir com esse tipo de lesão, por causa da sobrecarga excessiva no joelho, esses corredores têm um IMC baixo, o que, de alguma forma, ajuda a prevenir essa condição.
Para saber se a corrida regular poderia aumentar o risco de osteoartrite, um grupo de pesquisadores utilizou dados de um estudo onde, dos 2.683 participantes, 56% eram mulheres, a idade média era de 64,5 anos e o IMC médio era de 28,6. Desse total, 29% disseram ter praticado corrida em algum momento de suas vidas. Os participantes foram submetidos a exames de raio-X e preencheram questionários para identificar sintomas de osteoartrite e histórico de atividades físicas. Os pesquisadores consideraram que os participantes eram sintomáticos para osteoartrite se pelo menos um dos joelhos mostrasse evidências ao exame radiológico ou se sofresse de dor frequente nessa região.
Depois de todos os dados coletados, os pesquisadores descobriram que os participantes que praticavam corrida, independente da idade em que a praticaram, tinham uma prevalência mais baixa de dores no joelho e testes radiológicos positivos para osteoartrite do que os que não praticaram corrida.
A conclusão dos pesquisadores foi de que a corrida não apenas NÃO aumenta o risco de desenvolvimento de osteoartrite como também pode prevenir seu aparecimento.
Então, está esperando o que para começar a correr e ser mais saudável?