Já publicamos um post sobre a prevenção e tratamento da canelite e como muitas pessoas entraram em contato principalmente por e-mail, resolvemos publicar algumas dicas a mais para acabar de vez com esse problema. De forma bem objetiva, o melhor para evitar esse transtorno é um programa de condicionamento para o complexo articular do tornozelo (não descarte o condicionamento físico geral), que envolva o treinamento de força e a progressão gradativa do treinamento de corrida/caminhada.

Abaixo você encontra um programinha de condicionamento básico, mas nunca descarte o auxílio de um professor de Educação Física habilitado para acompanhar seu programa:

QUER ACABAR COM A CANELITE E MELHORAR O CONDICIONAMENTO?

CONHEÇA NOSSAS SOLUÇÕES CLICANDO AQUI.

Figura 1

Alongamento da região anterior da perna: de joelhos no chão, sente-se sobre as pernas como na figura 1 e mantenha a posição por cerca de 20 segundos.

Alongamento da região posterior da perna: de pé, mãos encostadas na parede, uma perna flexionada à frente, a outra estendida para trás, com o calcanhar tocando o chão, como demonstrado na figura 2. Mantenha a posição por cerca de 20 segundos.

Flexão plantar: fique de pé, com a parte mais “gorda” da sola do pé apoiada na beirada de um degrau. Levante o corpo ficando na ponta dos pés e desça até que a articulação do tornozelo fique em dorsiflexão. Faça 15 movimentos, descanse de 40 a 60 segundos e repita tudo mais duas vezes.

Figura 2

Dorsiflexão: sente-se em uma superfície onde suas pernas fiquem soltas. Levante a ponta do pé como se fosse tocá-lo na canela e segure a posição por cerca de 20 segundos. Descanse de 20 a 40 segundos e repita tudo mais quatro vezes.

Caminhada/corrida: se você não é praticante, comece com uma simples caminhada, em um ritmo que você costuma desenvolver enquanto caminha no dia a dia por 30 minutos. Aumente gradativamente a velocidade e o tempo da caminhada e somente depois de cerca de 10 sessões, comece a correr lentamente, também aumentando gradativamente o tempo e a velocidade. Procure alternar as superfícies (macias/mais duras – grama e asfalto, por exemplo).

Lembre-se de sempre pedir a orientação de um professor de Educação Física e, se sentir os sintomas da canelite, siga nossas orientações nesse link. Se os sintomas persistirem, interrompa as atividades e procure um médico para um melhor diagnóstico.

Entre em contato se quiser melhorar o seu treinamento para corridas. Montamos sua planilha e fazemos o acompanhamento de seus treinos para emagrecimento e melhora da performance!