Didaticamente, o corpo humano é dividido em planos e eixos: plano sagital, frontal e transversal que se relacionam, respectivamente com os eixos látero-lateral, ântero-posterior e longitudinal. Os planos dividem o corpo humano em duas partes e neles se realizam os movimentos humanos.
Os músculos humanos realizam 3 tipos de contração: isotônica, dividida em concêntrica e excêntrica, isométrica e isocinética.
A contração isocinética acontece com velocidade constante. Na prática, essa contração só pode ser realizada com aparelhos especiais que compensam a carga em relação ao arco de movimento, de modo a manter a mesma velocidade durante todo o movimento. Na contração concêntrica acontece uma tensão com encurtamento muscular; na contração excêntrica, a tensão acontece com o alongamento do músculo. Na contração isométrica, não há mudança no comprimento articular.
Na análise dos movimentos musculares (análise biomecânica), deve-se considerar sempre o movimento contra a resistência. É por isso que em um movimento de flexão e extensão do cotovelo pode-se contrair o bíceps ou o tríceps ou ambos, dependendo de onde você estiver (em terra ou na água, por exemplo) e do implemento que está sendo utilizado (pesos ou flutuadores ou a própria resistência da água, no caso da piscina).
Veja mais sobre o tema nos slides abaixo:
Quer participar do curso de Biomecânica Básica da L.A. Fitness Solutions? Preencha esse formulário para ser avisado da abertura de novas turmas.