Nos dias 17 e 18 de junho de 2011 foi realizado o 1º Fórum Carioca de Ginástica Localizada, organizado pela empresa 100% Esporte, promovido pela Rio Fitness Magazine e com patrocínio da Astro Equipamentos e You Fit. Os coordenadores do evento, professor Vinícius Kaster e professora Melina Montenegro e a gerente operacional Janice Casemiro, receberam os quase 100 participantes no Marina Barra Clube para assistirem grandes nomes da modalidade que fizeram história no Rio de Janeiro.

O primeiro a palestrar foi o professor Marcelo Costa, ícone da Educação Física brasileira e ainda atuando em diversos cursos de atualização profissional, falando sobre a evolução da ginástica localizada carioca, seguido pelo professor Eduardo Netto, diretor de uma grande rede de academias no Brasil, que falou sobre a oportunidade de negócio que a modalidade pode representar para academias e para professores de Educação Física, apresentando uma análise de suas forças, fraquezas, oportunidades e ameaças. Após o almoço do 1º dia, o professor Tony Meireles expôs sobre a relação da avaliação física e a prescrição dos exercícios na ginástica localizada e, logo depois, o professor André Leta falou do treinamento na ginástica localizada como estratégia para ganho de força e hipertrofia e como um componente do treinamento funcional, apresentando diversas possibilidades de treinamento, sempre associadas a um profundo conhecimento dos clientes e seus objetivos.

forum-carioca-de-ginastica-localizada
Cerca de 100 pessoas participaram do 1º Fórum Carioca de Ginástica Localizada

Percebe-se até aí, as diversas possibilidades dessa modalidade que ainda hoje agrega dezenas de pessoas em uma mesma aula com objetivos diferenciados dentro da academia. Para finalizar o primeiro dia, o professor Cesar Parcias, criador do método CP Training, além de mostrar a sua metodologia exclusiva na teoria e na prática, destacou a importância do cliente – a melhor aula é aquela que atende aos seus objetivos e eles merecem todo o carinho dos professores porque lhes entregam aquilo que têm de mais precioso: sua saúde.

O 2º dia começou com o professor Felipe Goulart, destaque da nova geração de professores de ginástica localizada e diretor da Start Fitness Solutions, falando sobre a modalidade como fator de retenção de clientes, mostrando um lado mais humano da atuação profissional. Logo após, o professor Fábio Amed mostrou como o professor pode selecionar e mixar suas próprias músicas com uma ferramenta simples em qualquer computador e até mesmo em smartphones.

A palestra dos professores Vicente Lima e Eduardo Netto sobre a cinesiologia da ginástica localizada, além de ter sido altamente descontraída, analisou os exercícios mais comuns, mostrando possibilidades e as vantagens e desvantagens de cada um. Após o almoço, o professor Marcão apresentou a metodologia desenvolvida por ele e muitos puderam verificar na prática os diversos níveis de dificuldade dos exercícios inovadores que fazem com que suas aulas estejam sempre lotadas.

O professor Gustavo Costa, presidente da Federação de Culturismo e Fitness do Rio de Janeiro mostrou as técnicas corretas para se trabalhar com barras e anilhas e, para fechar o ciclo de palestras, o professor Marcelo Costa expôs as diversas possibilidades de montagem de uma sala de ginástica.

mesa-redonda-forum-carioca-de-ginastica-localizada
Participantes da mesa redonda: Marcelo Costa, Vinícius Kaster, Marta Roquete, Eduardo Netto, André Ibeas, Melina Montenegro, Fábio Amed

A organização do evento sorteou diversos brindes e fez uma justa homenagem a três grandes nomes da ginástica localizada: professores Pavão, Edson Figueiredo e Rob de Carvalho e, após a homenagem, iniciou-se a mesa redonda formada pelos professores Eduardo Netto, André Ibeas, Fábio Amed, Marcelo Costa e Marta Roquete, moderada pela professora Melina Montenegro, que discutiram as novas tendências da ginástica localizada, confrontando a modalidade com o desenvolvimento, a atuação e a valorização profissional, concluindo-se ser necessário mais diálogo entre proprietários de academias e professores para que a ginástica volte a ocupar lugar de destaque e novos talentos surjam para dar continuidade ao trabalho que vem sendo feito há anos.

Eventos como esse trazem à luz discussões construtivas para o engrandecimento da Educação Física e do fitness em todo o Brasil. O 2º Fórum Carioca de Ginástica Localizada já tem data marcada: 01 e 02 de junho de 2012. Não perca!

Você participou do evento? O que você achou?