Dia 15 de setembro de 2013 acontece a Corrida e Caminhada do Cooperativismo do Vale do Aço, evento organizado pela Organização das Cooperativas de Minas Gerais (OCEMG) para celebrar o dia C – dia de Cooperar, projeto voluntariado que esse setor empreende desde 2009. A renda desse ano será totalmente revertida para a APAE de Coronel Fabriciano. Eu corri o percurso de 5km e faço aqui uma análise para aqueles que irão participar da prova.

Trata-se de um percurso extremamente fácil e agradável, passando pelas ruas do bairro do Cariru em Ipatinga, constituindo-se em uma verdadeira volta ao mundo, uma vez que as ruas desse bairro têm nome de países. O percurso é bastante familiar a muitos dos atletas que correm pela L.A. Fitness Runners/Vivace toda 4ª feira às 19:00h.

[message_box title=”Percurso da prova” color=”red”]A largada será na entrada da Consul do Cariru, na Rua Nicarágua. A partir daí, vira-se à esquerda na Rua Itália e percorre-se quase toda sua extensão virando à esquerda na Rua Áustria (próximo à subida do bairro Castelo), à esquerda na Rua Argentina e logo à direita na Rua Síria, virando na terceira rua à direita (Rua Equador), depois à direita na Rua Japão e retornando, novamente, à Rua Nicarágua.[/message_box]

Confira na imagem abaixo todo o trecho da prova e, logo abaixo, a análise do percurso, onde foi utilizado o programa Calledos Runner para Windows Phone que, além da distância, marca o ritmo (pace), altitude, calorias e outras coisas mais.

percurso-do-da-corrida-e-caminhada-do-cooperativismo-do-vale-do-aço

O percurso é, praticamente, totalmente plano, e apesar do programa ter acusado alguns pontos de inclinação, apenas no primeiro quilômetro ela é mais perceptível e é logo atenuada por uma longa descida. Bom para aumentar o ritmo!
A dica para essa corrida é manter o ritmo durante todo o percurso, acelerando um pouco mais no declive do início e aproveitar o clima ameno que está previsto para esse dia.

Boa sorte a todos! Depois da corrida, poste nos comentários o tempo que vocês fizeram para abrirmos um debate sobre as performances.