O mercado fitness é muito disputado, principalmente nas academias, pelos milhares de profissionais que se formam todo semestre. Para se destacar ainda como estagiário, deixamos aqui algumas dicas de como proceder e ter mais chances de ser contratado após o período probatório:
- Se você planejou sua carreira desde o início da faculdade, já deve saber em que área quer atuar. Procure, então, estágios nessa área, para que você acumule experiência ao longo de sua formação.
- Espelhe-se em alguém que você admira na sua profissão e siga seu exemplo. Confronte todas as suas atitudes e comportamentos com os do seu “ídolo” e veja se você está agindo de acordo. Construa sua imagem na sua profissão.
- Conheça as empresas e escolha uma que esteja alinhada com os mesmos valores que você prega. Ninguém que desenvolve valores positivos deseja trabalhar em uma empresa onde os valores destoam da sua própria conduta pessoal.
- Tenha disciplina durante o seu estágio: não é porque você é apenas um estagiário que você poderá faltar ou deixar de cumprir tarefas.
- A organização também é fundamental: planeje seu dia, suas semanas, seu mês, seu ano. Falta de tempo é desculpa de quem não tem um método.
- Dê atenção ao Português ao escrever e falar: seja claro, conciso e preciso. Escorregar na língua pátria pode manchar sua imagem e prejudicar seu desenvolvimento profissional.
- Preocupe-se com sua apresentação pessoal. Você não precisa ter um tênis do último modelo lançado, mas é imprescindível andar sempre “apresentável”.
- Feedback: a arte de manter alguém informado sobre algum assunto. Comunicar sempre. Dizer o que você está fazendo. Quem está sendo avaliado é você, não espere retorno da outra parte. Sempre dê um feedback para o professor, o patrão e qualquer outra pessoa que possa estar interessada no que você faz.
- Atualização profissional: a faculdade não é mais suficiente para se ter uma excelente formação. O conhecimento é dinâmico e se você não se atualizar constantemente, sua carreira ficará prejudicada. Ainda se contrata muito baseado na análise de currículos e isso certamente vai pesar se você quiser trabalhar em algum lugar específico no futuro.
- Seja pró-ativo: faça antes de ser solicitado. Mostre serviço. Faça-se presente no seu local de trabalho. Você está sendo observado o tempo todo!
- Pergunte sempre. Apesar do mau uso que muitas vezes se faz do estagiário – ele passa a ser utilizado como mão de obra barata – mostre-se interessado em progredir sempre no seu local de atuação.
- Estagiar não é bajular: se a empresa tem valores sólidos e positivos, isso não vai pesar na hora de contratar você ou não.
- Estágio não é sinônimo de emprego. Estágio é uma oportunidade de aprender e se preparar para o mercado de trabalho. Por pior que isso possa parecer e mesmo com as dificuldades financeiras para se manter em uma faculdade, estagiar sem remuneração pode ser uma ótima oportunidade de se destacar no mercado.
Como está sendo seu período de estágio? Compartilhe sua experiência nos comentários abaixo.
4 Comments
parabéns Leonardo Alevato.
É uma pena, que, infelizmente, o mercado não pensa e age desta forma e muito menos os estagiarios que dão preferencia ao lugar que recebem uma gratificação melhor. ou seja: mão de obra barata e qualidade inexistente.
Quando o correto seria “plantar para uma boa colheita futura”.É por isso que podemos afirmar que profissionais com excelência, estão ameaçados de extinção dentro de alguns anos e nós que ainda somos poucos no mercado com capacidade de oferecer algo mais para estes futuros porfissionais possam contribuir com a reversão desse quadro de calamidade em que encontramos a maioria dos profissionais de educação física no momento.
Disponibilizo-me a contribuir com seu ideal, abrindo as portas da Academia Body & Life para quem estiver interessado em obter excelência profissional.
Att.
Professor Alan Azevedo
Parabéns Alan Azevedo. Abs.
Parabéns pela reportagem Leonardo e pelos comentários Alan, vocês tocaram em um assunto muito importante, pois os estagiários de hoje, acredito que estejam um pouco perdidos por culpa nossa os professores e dos donos de academia. Devemos estimula-los a busca do conhecimento a tratar o cliente com mais dedicação, não apenas estar ali, “arrumando pesos”, mas como Alan falou se espelhar em um professor dedicado a profissão, pois não fomos forçados a nada e estamos nesse barco porque amamos o que fazemos. Os estagiários interessados podem visitar a Academia Energy Fitness Club, terei o prazer de ajuda-los. Abs,
Sou estudante de educação física gosto muito de esportes como posso melhorar sou muito competitivo nós esporte.