Talvez o melhor exercício de musculação – e que treina o corpo como um todo – seja o agachamento. Ele faz parte de uma habilidade nata do ser humano e não deve, em momento nenhum ser negligenciado na academia. É ele, inclusive, que ajuda a manter a autonomia do idoso – sentar numa cadeira é uma ação comum no dia a dia. Porém, existem muitas controversas, muitas vezes infundadas com relação ao exercício, principalmente do ponto de vista biomecânico. Alem disso, se você procura ficar com o bumbum durinho, esse é O exercício!
Agachamento é perigoso?
No dia 19 de setembro de 2013 foi noticiada a morte de uma professora de Educação Física durante a realização desse exercício. Seu corpo foi encontrado caído pra frente e a barra com 160 quilos de peso em cima do seu pescoço. A causa provável da morte talvez tenha sido a asfixia. Esse caso é excepcional e extremamente incomum, mas para que você possa sentir segurança fazendo esse exercício, seguem algumas dicas para a sua execução:
- Um pouco de exercícios de alongamento, principalmente para a cadeia muscular posterior, garantirá uma execução perfeita no futuro.
- Comece com um educativo, sentando e levantando de uma cadeira, sem colocar as mãos nas pernas e tentando manter a coluna totalmente ereta. Braços esticados para a frente ajudam a dar equilíbrio nesse primeiro momento.
- Depois de se adaptar à cadeira, tente fazer a mesma coisa com uma cadeira mais baixa.
- O próximo passo é fazer o exercício fora da cadeira, descendo – na posição correta – o máximo que conseguir. E não, agachamento profundo NÃO faz mal, se for feito corretamente!
- Já está se equilibrando? Coloque um bastão ou uma barra nas costas e continue com a execução perfeita.
- Somente a partir daí comece a colocar peso na barra e eu garanto: se você estiver fazendo a execução correta, não vai precisar nunca chegar aos 160Kg e o exercício continuará muito intenso!
Dúvidas sobre como executar o exercício? Deixe nos comentários!