Foi dada a largada oficial para a Copa do Mundo de 2014! Após a escolha do Brasil como país-sede do campeonato, o primeiro evento oficial foi o sorteio das eliminatórias. Um evento cheio de pompa, coisa para inglês e o mundo todo verem. Milhões de reais gastos! Qual será o retorno disso?
Durante as eliminatórias serão mais de 800 jogos de onde sairão 31 seleções das 133 que estarão disputando essa fase do mundial. O Brasil fica de fora dessa disputa por ter sua vaga garantida como anfitrião do torneio.
Enquanto os times se enfrentam para ver quem vem ao Brasil, por aqui continuam os impasses po conta das obras que irão preparar as cidades para receberem visitantes de todas as partes do mundo. Preparar as cidades para receberem visitantes? Essa atitude parece beirar a falta de respeito com o povo de um país: toda a infra-estrutura que deveria permear o desenvolvimento da região é acelerado em poucos anos para receber mega-eventos! Foi assim durante o Pan-americano de 2007 e o que restou para a população carioca? Instalações subutilizadas e infraestrutura de transporte(?). A população continuava sofrendo com os engarrafamentos enquanto as comitivas passavam tranquilamente por faixas exclusivas pintadas ao longo das vias.
É preocupante ver Pelé como embaixador honorário para a Copa: homem íntegro, atleta do século, exemplo de esportista e de pessoa a ser seguido, pediu um voto de confiança para o governo brasileiro concluir as obras necessárias para sediar o mundial. E se alguma coisa falhar? Mais uma vez iremos viver com a macabra expectativa de chegar ao fim do prazo estabelecido sem saber se tudo estará de acordo com as exigências da FIFA. Falta planejamento e transparência para conduzir com lisura as obras dentro de um cronograma passível de ser cumprido. E exatamente porque o mundo estará de olho em nós, isso deveria acontecer.
Mas não é o que estamos presenciando e mais uma vez teremos que engolir pedido de aumento de verbas, superfaturamento, denúncias, CPIs. O Brasil é o país do futebol e falhar no que está previsto justo ao sediar uma Copa do Mundo de futebol não vai ser bonito para a imagem do país no cenário mundial.
Torçamos pelo Brasil país assim como torcemos pelo Brasil seleção e que antes de sermos campeões em 2014, sejamos campeões de organização e competência para recebermos as seleções para a Copa das Confederações em 2013.
Apesar disso, por mais que a gente torça, um coisa já perdemos: o Maracanã já não será mais o maior estádio do mundo! Que as obras que serão feitas sejam consolo para isso, sendo exemplo de beleza, arquitetura e infraestrutura para todo o mundo!