A onda dos energéticos invade as academias de ginástica e todos aqueles que praticam algum tipo de atividade física mais intensa talvez já tenham experimentado algum desses produtos. Eles podem ser utilizados para dar energia ou ainda são vendidos como “emagrecedores”, porém, muitas vezes a única ação emagrecedora é exatamente fornecer mais energia ao corpo para poder se exercitar mais e, assim, aumentar o gasto calórico.
A maioria desses produtos é composta de uma associação de 3 substâncias principais: cafeína, taurina e inositol. Eles funcionam mais ou menos assim:
- Cafeína: estimulante do Sistema Nervoso Central (SNC). Alguns estudos mostram que a cafeína é capaz de aumentar a performance, mas pode prejudicar quando as tarefas forem um pouco mais complexas e exigirem maior coordenação.
- Taurina: aminoácido que atua no metabolismo da glicose e na absorção das gorduras.
- Inositol: substância que auxilia o metabolismo das gorduras e utilizado para combater, também, o colesterol.
Os estudos são controversos e muitas vezes tendenciosos, portanto, deve-se tomar cuidado com as fontes de consulta para pesquisas. Na prática, muitas pessoas sentem os efeitos benéficos (respeitadas as quantidades aceitáveis) da utilização desses produtos para terem mais energia, seja para a “malhação” ou para a balada.
De qualquer forma, eles estão aí para quem quiser comprar e fazer uso deles, com os mais diversos sabores e preços, mas o importante é beber com moderação. Mas não esqueça que a energia pode vir de uma alimentação mais saudável e de uma vida mais ativa. MEXA-SE!